Município da Lourinhã apoia associativismo local em mais de 100 mil euros

27-12-2018
Município da Lourinhã apoia associativismo local em mais de 100 mil euros
O Município da Lourinhã entregou esta noite 104 430 euros a 21 associações culturais, grupos desportivos, centros sociais e outros movimentos associativos ou de desenvolvimento local, para financiar obras de melhoramento e renovação de instalações, restauros e conservação de capelas e ainda projetos que visam apoiar e melhorar as condições de vida da população.

Os subsídios atribuídos respondem a uma percentagem do valor solicitado pelas várias instituições e situam-se entre os 600 e os 11 700 euros.

A atribuição destes subsídios surge logo após a apresentação da Carta do Associativismo Local, um documento que integra um levantamento das associações do concelho e finda com uma estratégia desenhada, em conjunto com as associações e a ser aplicada num futuro próximo. Um trabalho desenvolvido pelo Município da Lourinhã, que procurou projetar uma dinâmica conjunta, de interação e partilha, com as associações do concelho, no sentido de fazer prosperar o movimento associativo concelhio, e que se encontra disponível para consulta no site municipal.

O local escolhido para marcar este momento foi o Salão Nobre dos Paços do Município, onde foram ainda renovados os protocolos entre o Município da Lourinhã e os quatro ranchos folclóricos locais, as três bandas filarmónicas, o Grupo de Teatro T’AMAL e o Grupo de Cantares da Zambujeira. Estes protocolos têm o valor anual de 39 000 euros (Ranchos - 3 500 €/cada; Bandas - 7 000 €/cada; Teatro T'AMAL - 2 500 €; Grupo de Cantares - 1 500 €).

No total, foram entregues 143 430 euros para apoiar associações, instituições e grupos locais, que promovem o convívio, a cultura, o desporto e o bem-estar da população do concelho.

ASSOCIAÇÃO / ENTIDADEVALOR ATRIBUÍDO
Grupo Desportivo de Ribamar10 000 €