Município e ACES Oeste Sul promovem Academia da Mobilidade Lourinhã Saudável

15-05-2017
Município e ACES Oeste Sul promovem Academia da Mobilidade Lourinhã Saudável
O Município da Lourinhã assinou hoje um protocolo com a Administração Regional de Saúde de Lisboa e Vale do Tejo para a criação da Academia da Mobilidade Lourinhã Saudável (AMLS). O projeto surge em parceria com entre as duas instituições e será implementado pela ACES Oeste Sul.

Este projeto piloto é pioneiro na região e tem como principais objetivos:

- fomentar a atividade física específica dos grupos alvo e a prática regular do exercício físico;
- reduzir e maximizar potencialidades no envelhecimento e na saúde;
- promover hábitos de vida saudáveis;
- promover o envelhecimento ativo e implementar a prática do exercício físico.

Como entidade parceira, a Câmara Municipal da Lourinhã disponibiliza dois professores de educação física para integração no programa, contribui com recursos materiais para a prática de exercícios físicos e também se compromete a colaborar na integração dos utentes em programas da comunidade, após a conclusão do programa na AMLS.

Este projecto destina-se a todos os utentes do ACES Oeste Sul, inscritos em qualquer Unidade Funcional do Centro de Saúde da Lourinhã, e que integrem um, ou mais, dos seguintes grupos:

- pessoa com grau de dependência ligeira a moderada;
- pessoa com patologia cardiovascular (AVC, Hipertensão), patologia respiratória, patologia metabólica, patologia osteoarticular, patologia neurológica, excesso de peso e depressão.

Todos os utentes serão referenciados pelo Médico de Família, utilizando-se uma ficha de referenciação onde são expressos os principais problemas de saúde e a medicação que habitualmente o utente toma.

O protocolo foi assinado esta manhã pelo presidente da Câmara Municipal da Lourinhã, João Duarte de Carvalho, e o Diretor do ACES Oeste Sul, Dr. António Martins. A assistir ao momento estiveram ainda o Presidente do Conselho Clinico e da Saúde do ACES Oeste Sul, Dr. Joaquim Moura e duas das enfermeiras que vão ficar responsáveis pela implementação do projecto: Enfª. Helena Relvão, Enfª. Supervisora do ACES e Enfª. Sónia Oliveira, Enfª. Especialista em Reabilitação. Os vereadores Fernando Oliveira, Vital do Rosário e Carla Custódio também assistiram ao momento.


  •   Menu acessível
  • Promotor Oeste Portugal
  •   Oeste CIM
  • Co-financiamento Compete
  •   QREN
  •   União Europeia
Powered by Powered by U-LINK
2006 - 2017 © Câmara Municipal da Lourinhã - Todos os Direitos Reservados.