Notícias da Lourinhã - Ambiente

• Município da Lourinhã reconhecido com o Galardão Eco XXI

No dia 25 de novembro, a Lourinhã e 42 municípios do país foram distinguidos com o Galardão Eco XXI - Municípios Sustentáveis. Este símbolo de sustentabilidade reconhece os municípios que desenvolveram, ao longo do ano, medidas, iniciativas e boas práticas de acordo com os indicadores do programa, trabalhando assim para um futuro mais sustentável na sua comunidade.

• Reunião de preparação da época balnear

A época balnear no concelho da Lourinhã terá início no próximo dia 10 de junho. O anúncio foi feito pelo vereador Vital do Rosário na reunião preparatória do período estival que se avizinha.

• Comemorações do Dia Mundial da Floresta

A chegada da Primavera celebra-se todos os anos com a comemoração do Dia Mundial da Floresta – uma data que relembra as populações da importância dos recursos florestais no equilíbrio ecológico e na manutenção da vida no planeta Terra.

• Quatro praias do concelho com qualidade de ouro

As praias da Peralta, Areal Sul, Porto Dinheiro e Valmitão foram distinguidas, uma vez mais, com o selo “qualidade de ouro” da Quercus, que atesta a boa qualidade da água. Este reconhecimento traduz-se numa garantia de fiabilidade no que respeita à boa qualidade da água, confirmando, mesmo, a sua excelência na última época balnear.

• Comemoração do Dia Mundial do Ambiente - 5 de junho

O Município da Lourinhã assinala hoje o Dia Mundial do Ambiente – 5 de junho – com a realização de diversas iniciativas de sensibilização ambiental dirigidas à comunidade escolar.

• Menos resíduos indiferenciados enviados para aterro

Em 2012, o concelho da Lourinhã diminuiu, significativamente, a quantidade de resíduos indiferenciados enviados para aterro. Ao todo foram produzidas / depositadas 9036 toneladas de resíduos sólidos urbanos (rsu) – menos 770 toneladas do que em 2011.

• Cinco praias distinguidas com atribuição de Bandeira Azul, Praia Acessível e Praia com Qualidade de Ouro

Com o início da época balnear, oficialmente aberta no dia 15.06.2012, decorreram no dia 26.06.2012 as vistorias de atribuição do galardão Bandeira Azul e Praia Acessível, realizadas por representantes da Administração Regional Hidrográfica (ARH) do Tejo, representantes da Administração Regional de Saúde, representantes da Turismo do Oeste e da Capitania do Porto de Peniche.

• Sessão de Esclarecimento sobre "Fogo Bacteriano" - Doença que afeta árvores e arbustos

O Salão Nobre dos Paços do Município da Lourinhã acolheu, no dia 25 de janeiro, uma sessão de esclarecimento sobre “Fogo Bacteriano” - uma doença grave causada por uma bactéria que causa sérios prejuízos, destruindo diversos tipos de árvores, nomeadamente pereiras, macieiras e ornamentais.

• Educação Ambiental nas Praias do Concelho

Até ao dia 2 de Setembro, cinco praias do concelho da Lourinhã testemunham a realização de um conjunto de actividades de animação ambiental integradas na Campanha Bandeira Azul, que este ano é subordinada ao tema “Mar – um recurso a preservar”.

• Homologação de Percursos Pedestres do Concelho

Localizados no concelho da Lourinhã, os percursos pedestres correspondentes às Pequenas Rotas (PR) 2 e 3 “Pelo Planalto das Cezaredas” e “Pelos Caminhos da Batalha do Vimeiro” foram recentemente homologados pela Federação de Campismo e Montanhismo de Portugal (FCMP).