Notícias da Lourinhã - Obras e Urbanismo

• Substituição de grelhas de escoadouros de águas pluviais

Na sequência dos furtos que se têm vindo a verificar um pouco por todo o concelho, estão a ser substituídas as grelhas de ferro dos escoadouros de águas pluviais, por grelhas em betão. Para além de coibirem o roubo, as novas estruturas são de fácil manutenção e limpeza.

• IX Forum Nacional Urbanismo e Autarquias

O IX Fórum Nacional - Urbanismo e Autarquias, que aconteceu nos dias 18 e 19 de Maio na Lourinhã, contou com a participação de cerca de cento e dez participantes e com a presença do Secretário de Estado da Administração Local e da Reforma Administrativa, Eng.º Paulo Simões Júlio.

• Intervenções Promotoras da Segurança dos Cidadãos – Obras Municipais

De entre as intervenções por administração direta que o Município tem vindo a efetuar no território concelhio, há a destacar diversos trabalhos promotores da segurança dos cidadãos levados a efeito através da Coordenação de Obras Municipais.

• Concurso Público – Construção de uma nova Escola Básica dos 2.º e 3.º Ciclos em Miragaia

Em Dezembro do ano transato foi lançado um concurso público para a realização da empreitada de “Construção da Escola Básica dos 2.º e 3.º Ciclos (EB 2,3) de Miragaia – Dr. João das Regras”. Contemplada na Carta Educativa da Lourinhã, esta obra – que deverá ficar concluída no último semestre de 2013 - é considerada um passo determinante para a otimização das condições de ensino no concelho.

• Assinatura do Auto de Consignação - Empreitada de Construção do Posto Territorial da GNR da Lourinhã

Foi assinado no dia 18 de Julho, no Salão Nobre dos Paços do Município da Lourinhã, o auto de consignação respeitante à empreitada de construção do Posto Territorial da Guarda Nacional Republicana (GNR) de Lourinhã, adjudicada à firma Sociedade de Construções José Coutinho, S.A., por um valor total de 1.297.375,80 Euros.

• “Competitividade e Turismo” Abre Ciclo de Debates sobre o Plano Estratégico da Lourinhã

Ao longo do primeiro semestre de 2011, será promovido, no âmbito do Plano Estratégico da Lourinhã (PEL), o ciclo de debates temáticos "Lourinhã: Que Futuro?", que proporcionará a discussão sobre assuntos e áreas estruturantes para o futuro e desenvolvimento do concelho. O debate inaugural incidirá sobre o tema “Competitividade e Turismo”, decorrendo no dia 20 de Janeiro, pelas 18h00, no Salão Nobre dos Paços do Município.

• Relatório de Estado de Ordenamento do Território - Discussão Pública

O Relatório sobre o Estado do Ordenamento do Território – REOT constitui um documento determinante no processo de revisão do Plano Director Municipal da Lourinhã – PDML, o qual consiste na avaliação e monitorização da exequibilidade das orientações explanadas no PDML, ratificado em 1999, que servirá de base ao enquadramento das futuras opções ao nível do planeamento territorial e gestão urbanística do território municipal.

• Ponto de Situação do Plano Estratégico da Lourinhã - Sessão Pública de Debate

Actualmente em fase de elaboração, o Plano Estratégico da Lourinhã (PEL) constitui um documento determinante para o futuro do concelho, na medida em que traduz os principais eixos de intervenção municipal dos próximos 10 anos, o que o torna particularmente importante no contexto de crise socioeconómica em que vivemos.

• Intempérie de Dezembro de 2009 - Assinatura do Contrato de Auxílio Económico "Recuperação e Reabilitação de Equipamentos e Infra-Estruturas Públicas"

O Contrato de Auxílio Económico referente à "Recuperação e Reabilitação de Equipamentos e Infra-Estruturas Públicas" (afectados pela intempérie que assolou o concelho em Dezembro do ano transacto) é assinado hoje, dia 21 de Outubro, pelas 16h30, no Salão Nobre dos Paços do Município, no decorrer de uma sessão presidida pelo secretário de Estado da Administração Local, José Junqueiro.

• Dificuldades Operacionais Impediram Reparação de Conduta

Avisam-se os munícipes que, devido a dificuldades operacionais, não foi possível avançar com a reparação programada na conduta principal, que impedia o abastecimento de água no período da manhã de dia 24 de Setembro, até cerca das 11h30 nas localidades de Ribeira de Palheiros, Pregança, Capelas, Matas, Ventosa, Casais Netos, Marquiteira, Casais de Santa Bárbara e Casais de Porto Dinheiro.