Notícias da Lourinhã - Acção Social

• Município da Lourinhã inaugurou nova Resposta Social - refeitório

O Município da Lourinhã inaugurou na passada segunda-feira, dia 3 de dezembro, no Estádio Municipal, o serviço de Refeitório Social da Loja Social, dando assim inicio à segunda etapa de um projeto de cariz social abrangente, que se iniciou em novembro de 2011.

• 2012 - Ano Europeu do Envelhecimento Ativo e da Solidariedade entre Gerações

O Municipio da Lourinhã esteve presente na Abertura Oficial do Ano Europeu do Envelhecimento Ativo e da Solidariedade entre Gerações, que decorreu no dia 28 de Fevereiro, em Lisboa. O objetivo é o de sensibilizar, informar e formar a opinião pública e os atores relevantes da sociedade portuguesa para as questões do envelhecimento com qualidade, saúde, segurança e participação na sociedade.

• "Conversas com os Pais" Continuam em 2012

Em 2012, a Comissão de Proteção de Crianças e Jovens da Lourinhã continua a dinamizar “Conversas com os Pais” - encontros de reflexão e partilha de questões básicas de aprendizagem.

• Exposição Fotográfica Revela Caminhos da Imigração

Várias instituições do concelho da Lourinhã acolhem, desde o dia 18 de Novembro, as mostras fotográficas “Imigrantes: Saudade” e “Imigrantes – Um Caminho de Esperança”. Através do olhar de três fotógrafos, Ana Red, Carlos Sousa e Nunes de Freitas, revelam-se caminhos de imigrantes onde a saudade perdura; mostram-se imagens que trazem pessoas com um caminho à partida difícil, mas cheio de esperança.

• Inscrições para a Partilha de Saberes – Voluntários Precisam-se

A Partilha de Saberes é um projecto de voluntariado promovido pelo Sector de Educação do Município da Lourinhã, que tem como destinatários os munícipes que disponham de tempo livre e que gostem de desenvolver actividades com crianças. O projecto traduz-se no acompanhamento dos momentos das refeições escolares (11h45-14h00) ao nível do Pré-Escolar e do 1.º Ciclo do Ensino.

• 15.ª Festa d’ Outono

A 15.ª Festa d’ Outono vai realizar-se de 1 de Outubro a 27 de Novembro nos concelhos de Torres Vedras, Lourinhã e Sobral de Monte Agraço. No âmbito deste evento será proporcionado um vasto leque de actividades de carácter lúdico, cultural, formativo, desportivo e artístico a seniores daqueles concelhos e também do concelho do Cadaval.

• (Re) Pensa-se o Lugar Escola na Campanha de Saúde Mental Comunitária

A criação de espaços de reflexão sobre a promoção da qualidade de vida das populações é um dos principais objectivos da IV Campanha de Saúde Mental Comunitária que decorre na Lourinhã até ao dia 16 de Outubro. O tema fulcral desta quarta edição é a escola, enquanto instituição imprescindível para o desenvolvimento e para o bem-estar das pessoas, organizações e sociedades.

• Bolsas de Estudo 2010/2011

Durante os meses de Setembro e Outubro decorre o período de candidaturas às bolsas de estudo 2010/2011 destinadas a estudantes residentes no concelho que ingressem ou frequentem o ensino superior e que se encontrem nas condições contempladas pelo Regulamento de Apoio aos Estratos Sociais Desfavorecidos.

• Academia Cultural Sénior da Lourinhã Festeja o Encerramento do Ano Lectivo

Após um ano pleno de actividade e de novos saberes, a Academia Cultural Sénior dinamiza este Sábado, dia 3 de Julho, uma festa, que tem como principais protagonistas os alunos e professores deste relevante recurso, que combate o isolamento, promovendo o convívio e enriquecimento pessoal. Esta manifestação – que visa comemorar o encerramento do ano lectivo 2009/2010 – tem lugar no Auditório da Associação Musical e Artística Lourinhanense, compreendendo um programa revelador do envolvimento dos participantes em torno deste projecto.

• A Interculturalidade através das Histórias

Ao longo de 2010, o Centro Local de Apoio à Integração de Imigrantes (CLAII) da Lourinhã organiza o ciclo “Aprender com as Histórias: primeiros passos para a interculturalidade”, que resulta de em parceria com o Alto Comissariado para a Imigração e Diálogo Intercultural. “Porque as Histórias Contam o Mundo e a Diversidade das Identidades Culturais” dá o mote à iniciativa, que já contou com uma primeira sessão no passado dia 9 de Janeiro.