Fórum Intermunicipal destaca importância da Saúde Mental na sociedade

11-10-2019
Fórum Intermunicipal destaca importância da Saúde Mental na sociedade
A Lourinhã recebeu entre os dias 9 e 10 de outubro o IV Fórum Social Intermunicipal, que este ano se debruçou sobre o tema da Saúde Mental. Com oradores, artistas e outros intervenientes de referência a nível nacional, este encontro primou pela qualidade das intervenções nos vários painéis e ainda pela capacidade de alertar para problemáticas nem sempre associadas pelo cidadão comum ao tema escolhido para a 4.ª edição desta iniciativa conjunta dos municípios da Lourinhã e Torres Vedras.

No primeiro dia do evento destaque para a presença do Diretor do Programa Nacional de Saúde Mental, Miguel Xavier, que deu início ao primeiro painel intitulado “Afinal, o que (não) é Saúde Mental?”. Com uma intervenção clara e concisa, direcionada a uma plateia maioritariamente feminina e trabalhadora na área da intervenção social, da saúde e da educação, o responsável associou o tema a diversos factores, essencialmente da área social, e alertou para a forte disseminação das doenças do foro mental no nosso país, evidenciando com relatórios e algumas estatísticas mundiais acerca da temática.

Nesta manhã, a antiga Ministra da Saúde, Ana Jorge, também foi chamado a intervir sobre o tema, tendo dado exemplos práticos de alguns sistemas criados para a melhoria da Saúde Mental e alertando para o que ainda há a fazer.

A tarde foi de workshops e conversas, com destaque para projetos locais de promoção da Saúde Mental, com o Município da Torres Vedras a trazer até à plateia o projeto “Música Porta a Porta” e o Município da Lourinhã a apresentar o Núcleo de Surf Adaptado da Lourinhã. Contudo, o momento mais emocionante ficou para quem assistiu à palestra “As Voltas Que a Vida Dá”, que contou com o testemunho de Célio Dias, atleta olímpico de Judo e estudante de psicologia.

No segundo dia do evento, voltaram as mesas redondas, com a palestra mais participada da manhã a pertencer a Sara Martinho, investigadora do CIS-IUL e a Sara Malcato, da ILGA, que vieram falar sobre “Identidade Sexual e de Género”, tendo suscitado na plateia uma série de perguntas e comentários acerca de um tema que ainda pode e deve ser considerado pela sociedade como tabu, para que se continue a falar e a debater sobre ele. Raquel Varela, historiadora e professora universitária, dividiu o protagonismo da manhã com as convidadas anteriores, tendo feito uma palestra participada e, acima de tudo, motivadora, sobre “Burnout, Desgaste e Condições de Trabalho”.

A arte esteve sempre presente ao longo deste IV Fórum Social Intermunicipal, que apresentou ao público a peça “Vala Comum”, duas exposições de fotografia e artes visuais, e ainda uma caminhada performativa na tarde do último dia do evento. Esta caminhada centrou-se nos locais mais inusitados e menos visíveis para quem passa pelo centro da vila Lourinhã.

No final, uma palestra que reuniu Dulce Salzedas, jornalista da Sic, Diogo Picão, músico lourinhanense, Marco Paulino, chefe do serviço de psiquiatria do Hospital de Santa Maria e José Manuel Henriques, Investigador e Docente universitário. Juntos, debateram finalmente o que é a Saúde Mental, e chegaram à conclusão que tudo o que rodeia o ser humano contribui para o seu bem-estar, desde a acessibilidade, ao marketing territorial, ao local de trabalho, a coisas tão simples como os afetos e as relações interpessoais. Os intervenientes deixaram ainda o alerta para a necessidade de criação de redes sociais de suporte comunitário.

O Fórum Social Intermunicipal surgiu há 13 anos, de uma estreita parceria entre os municípios da Lourinhã e Torres Vedras. Esta parceria intermunicipal assenta na preocupação e desafio conjunto de procurar respostas comuns aos dois territórios.

||Parceiros:

EAPN Portugal

ACES-A grupamento de Centros de Saúde Oeste Sul

ESCO - Escola de Serviços e Comércio do Oeste

GEAL - Museu da Lourinhã

  •   Menu acessível
  • Promotor Oeste Portugal
  •   Oeste CIM
  • Co-financiamento Compete
  •   QREN
  •   União Europeia
Powered by Powered by U-LINK
2006 - 2019 © Câmara Municipal da Lourinhã - Todos os Direitos Reservados.