7.ª Quinzena Gastronómica da Aguardente em destaque até 25 de novembro

19-11-2018
7.ª Quinzena Gastronómica da Aguardente em destaque até 25 de novembro
A 7.ª Quinzena Gastronómica da Aguardente DOC Lourinhã estende-se até dia 25 de novembro, mas foi ao longo deste fim-de-semana que esteve em verdadeiro destaque, com o Dia Aberto da Adega Cooperativa da Lourinhã e uma demonstração de técnicas de confeção de doçaria, pela Doce Lourinhã, no Espaço Sabores Lourinhã.

Anteviu-se o destaque deste fim-de-semana com um showcooking de Chakall, na sexta-feira, para uma apresentação do evento à imprensa nacional e local. Os jornalistas tiveram a oportunidade de provar um pato aromatizado com Aguardente DOC Lourinhã, cebola roxa, batata doce e pêra rocha. Para sobremesa, o chef argentino serviu abóbora conservada numa calda de aguardente, com requeijão. Este evento, que contou com a presença dos dois produtores locais de aguardente, Adega Cooperativa da Lourinhã e Quinta do Rol, foi um verdadeiro aquecimento para o fim-de-semana, que começou com o já habitual Dia Aberto da Adega Cooperativa.

Cerca de 80 pessoas juntaram-se nas instalações da Adega para assistir a uma explicação acerca do processo de produção e destilação da aguardente, pelo Eng.º Miguel Móteo. O enólogo foi ainda responsável pela prova documentada final, pela qual todos ansiavam. Pelo meio, João Pedro Catela e Nádia Santos, da Adega Cooperativa da Lourinhã, guiaram os presentes pelas caves da adega, mostrando os vários cheiros e cores da aguardente ao longo do processo de envelhecimento.

No final, o vereador João Serra, ajudou no sorteio dos vouchers que os vários restaurantes aderentes à Quinzena Gastronómica ofereceram. O responsável autárquico entregou ainda duas garrafas de aguardente, oferta da Adega e do Município da Lourinhã e elogiou o trabalho desenvolvido pelos produtores locais para promoveram este produto e a região. João Serra destacou ainda o trabalho dos empresários presentes, que desenvolveram produtos a partir da Aguardente DOC Lourinhã, como macarons, bombons de aguardente, pêra rocha em calda de aguardente e pastéis de aguardente.

No domingo, foi a vez de Sílvia Batista, da empresa Doce Lourinhã, fazer uma apresentação de técnicas de confeção de doçaria, no Espaço Sabores Lourinhã. Mimo de coco com crocante de noz pecan flambeada com Aguardente DOC Lourinhã, Pannacotta de Aguardente DOC Lourinhã com frutos vermelhos e Trufas de chocolate de leite e avelã aromatizadas com Aguardente DOC Lourinhã, foram as três iguarias preparadas pela lourinhanense, que chamou alguns dos presentes para ajudarem e participarem no processo de confeção, entre eles os vereadores José Tomé e João Serra. No final, todos tiveram a oportunidade de provar...