Misericórdia da Lourinhã avança com restauro de painéis dos Passos

26-07-2019
Misericórdia da Lourinhã avança com restauro de painéis dos Passos
Começaram esta manhã a ser levantados para restauro os painéis que se encontram no interior dos quatro Passos da Lourinhã. A medida faz parte do projeto de requalificação da Capela da Misericórdia e instalações adjacentes, que se encontra a decorrer, de forma a criar salas de exposição para as pinturas do Mestre da Lourinhã, de Lourenço de Salzedo, entre outras.

A intervenção é financiada em 165 mil euros pelo Fundo Rainha D. Leonor e em 80 mil euros pelo Município da Lourinhã, com quem a instituição estabeleceu um protocolo.

As pinturas a óleo sobre madeira "São João Baptista no Deserto" e "São João Evangelista em Patmos", do Mestre da Lourinhã, "São Jerónimo" e "Imaculada Conceição", de Lourenço de Salzedo, e "Santas Mães", "Santo André" e "São Tiago", de autor de desconhecido, todos do século XVI, estão desde meados do século XIX na Igreja da Misericórdia da Lourinhã e também elas estão em processo de restauro.