Startup Lourinhã e Instituto de Emprego e Formação Profissional divulgam medidas de apoio à criação de emprego

22-10-2015
Cerca de 40 pessoas em situação de desemprego, estiveram hoje, no auditório do Centro Cultural Dr. Afonso Rodrigues Pereira, para tomar conhecimento do Programa de Apoio ao Empreendedorismo e à Criação do Próprio Emprego, numa ação promovida no âmbito da parceria entre o Município da Lourinhã e o Centro de Emprego de Torres Vedras, do Instituto de Emprego e Formação Profissional.
Sónia Damião, do Centro de Emprego de Torres Vedras, explicou que este Programa contempla as medidas de apoio à criação de empresas de pequena dimensão, com fins lucrativos, independentemente da respetiva forma jurídica, incluindo entidades que revistam a forma de cooperativa, que contribuam para a dinamização das economias locais. Prevê ainda a possibilidade de acesso ao Programa Nacional de Microcrédito, no âmbito do Programa de Apoio ao Desenvolvimento da Economia Social (PADES) bem como o apoio à criação do próprio emprego por beneficiários de prestações de desemprego.

Nas sessões de esclarecimento, o responsável pela Coordenação de Turismo e Competitividade do Município da Lourinhã, João Paulo Mergulhão, apresentou a Startup Lourinhã, em que consiste e os serviços que presta. Trata-se de um local de incubação de novos negócios que, partilhando o mesmo espaço físico, alcança economias de escala no que diz respeito às despesas fixas, o que numa fase de arranque de negócio pode tornar-se num fator crítico de sucesso.

Tanto os participantes nas sessões de hoje como outros eventuais interessados em aceder ao Programa de Apoio ao Empreendedorismo e à Criação do Próprio Emprego, podem contactar o Gabinete de Inserção Profissional do Município (261410187) e esclarecer qualquer tipo de dúvidas. Pessoas sem ligação ao IEFP poderão contactar diretamente a Startup Lourinhã através do 261410138.