Lourinhã recebe Festival Literário Livros a Oeste de 14 a 18 de maio

27-02-2019
Lourinhã recebe Festival Literário Livros a Oeste de 14 a 18 de maio
O Município da Lourinhã agendou o Festival Literário Livros a Oeste entre os dias 14 e 18 de maio. O tema da edição 2019 é “Palavras Que Nos Unem” e tem como principal objetivo mostrar o poder da palavra, numa altura em que as plataformas digitais nos tornam cada vez mais individualistas.

Uma das novidades do evento é a inclusão de pequenas performances antes das sessões de conversas com autores, agendadas para a noite ou final do dia. A programação inclui ainda pelo terceiro ano consecutivo formação creditada para professores, com mais uma edição do (Re)criar Narrativas.

A vila da Lourinhã transforma-se assim ao longo de cinco dias numa verdadeira plataforma de promoção do livro, da leitura, de autores, da palavra e da literatura em geral, com um Festival Literário com forte componente pedagógica, em estreita ligação com as escolas, promovendo a leitura entre os mais jovens e introduzindo o livro em sala de aula. O público em geral tem acesso a conversas informais com escritores nacionais proeminentes, a atividade Speaker's Corner, uma feira do livro e muitas outras surpresas literárias.

Como já vem sendo habitual, o Livros a Oeste termina com um momento musical associado por norma à importância da palavra. O concerto final deste ano surge no âmbito do projeto “Conta-me Histórias” e vai trazer Carlão à vila da Lourinhã. Este projeto tem o objetivo de levar músicos de renome a contar alguns pormenores menos conhecidos das suas carreiras, pontuados por algumas das suas músicas mais emblemáticas. Conforme a canção dos Xutos & Pontapés trata-se de nos contarem histórias daquilo que não vemos, com uma grande banda sonora.