Recriação Histórica & Mercado Oitocentista

Vimeiro faz viagem no tempo até ao século XIX entre 14 e 16 de julho

04-07-2017
Vimeiro faz viagem no tempo até ao século XIX entre 14 e 16 de julho
Entre os dias 14 e 16 de julho, o Vimeiro celebra a histórica Batalha de 1808, ponto central na segunda restauração da independência de Portugal, organizando a sua Recriação Histórica & Mercado Oitocentista.
Durante três dias o Vimeiro regressa ao século XIX, com vários workshops, animações de rua, concertos e mostras de produtos gastronómicos. Entre os momentos mais aguardados encontram-se vários momentos de Recriação Histórica da Batalha de Vimeiro, o Baile Oitocentista, o Banquete Real e ainda múltiplos concertos e atuações teatrais ao longo do evento.

Neste Mercado Oitocentista, os visitantes são assim convidados a viajar no tempo, podendo provar e comprar produtos gastronómicos característicos da época assim como várias atividades e ofícios típicos do século XIX. Profissões como a olaria, a carpintaria ou a tecelagem de lã estão representadas pelas mãos dos animadores do evento a par de várias demonstrações de manobras militares e jogos de guerra do Período napoleónico.

Programação:
O programa começa a 14 de julho, pelas 19h00, com a abertura do Mercado Oitocentista e um desfile de época com os animadores do evento. Segue-se uma visita do Rei ao Vimeiro e um Banquete em honra de Sua Majestade, pelas 20h30. Às 22h30 decorre um concerto da Orquestra Ligeira Monte Olivett e às 00h00 os visitantes poderão desfrutar de um espetáculo de malabares de fogo.

A 15 de julho, o dia começa com o hastear das bandeiras, pelas 10h00. Segue-se, pelas 10h30, um peddy paper pelas Ruas de Vimeiro e um desfile dos grupos de recriadores até aos Paços do Município, onde o Presidente da Câmara vai dar as boas vindas a todos os presentes.
À tarde, os visitantes podem desfrutar de uma visita guiada encenada ao CIBV, pelas 15h00, seguida de uma demonstração de manobras militares livres. Há ainda lugar para um workshop sob o tema “Dançar em tempo de guerra” pelas 16h30, e um concerto do Coro Municipal da Lourinhã, pelas 18h00.
Pelas 19h00, a organização convida a participar no Baile Oitocentista, ao qual se segue um dos pontos altos do programa, às 22h00, com a Recriação do Combate Noturno da Batalha.

O último dia, 16 de julho, começa com uma nota solene, com o hastear das bandeiras e cerimónia de homenagem aos mortos em combate, pelas 10h00, ao qual se segue uma demonstração de Manobras Militares pelas 10h30.
Às 12h00, a Recriação Histórica da Batalha de Vimeiro, seguida do “Assalto à Igreja” e, pelas 15h00, os visitantes podem participar em vários Jogos de Guerra do Período Napoleónico. Para quem preferir artes plásticas, o workshop de pinturas de miniaturas napoleónicas, também pelas 15h00, e o de modelagem de barro, pelas 16h00, são também opções tentadoras.
Para terminar o dia, a organização propõe concertos dos grupos Manuk a ZaraGaitas seguidos da cerimónia de arriar das bandeiras.

Este programa é organizado pela Câmara Municipal do Lourinhã acompanhada da Junta de Freguesia de Vimeiro e da Associação para a Memória da Batalha de Vimeiro.

Mais informações sobre o programa poderão ser consultadas no site: www.batalhadovimeiro1808.pt. Veja o mapa do recinto