Vimeiro recebe milhares de visitantes na Recriação Histórica & Mercado Oitocentista

29-07-2019
O Vimeiro recebeu no passado fim-de-semana a 5.ª edição do evento Recriação Histórica & Mercado Oitocentista, que contou com a visita de milhares de pessoas, entre os dias 19 e 21 de julho.

“É para nós uma grande satisfação ver que, na sua quinta edição, o evento continua a atrair milhares de visitantes e curiosos. Esta iniciativa tem vindo a crescer e a ganhar popularidade, contando este ano com mais animação de rua, peças teatrais cómicas e momentos musicais, levando a que os visitantes passem mais tempo no recinto”, concluiu João Serra, vereador em regime de permanência, com o pelouro do Turismo e Competitividade, da Câmara Municipal da Lourinhã.

O responsável acrescentou ainda que “os momentos de recriação histórica foram, sem dúvida, os pontos altos em termos de presença de público”. Contudo, destacou igualmente da programação “as atividades militares, com manobras e lições sobre o quotidiano militar, que ocorreram no Acampamento Militar”. Neste espaço, recriou-se ainda uma tenda de campanha para assistir os feridos da batalha.

O Baile Oitocentista foi outro dos pontos altos do programa contando, este ano, com música ao vivo por artistas da terra e pelo Grupo JAM.PT. Já o Grupo de Danças Históricas da Batalha do Vimeiro contribuiu para a dinamização da iniciativa, com a apresentação de um workshop de danças e surpreendendo o público com dois Flash Mobs, um na tarde de sábado e outro na tarde de domingo.

Durante os três dias, quem visitou o Vimeiro foi convidado a viajar no tempo, com a oportunidade de provar e comprar produtos gastronómicos caraterísticos da época, assim como participar em várias atividades e ofícios típicos do século XIX. Profissões como a cordoaria, a fundição, a tecelagem e a tinturaria estiveram representadas pelas mãos dos animadores do evento, a par das várias demonstrações de manobras militares, jogos de guerra do Período Napoleónico, danças históricas e momentos musicais. Os concertos proporcionaram momentos de grande animação e interação com o público, que teve oportunidade de aprender a dançar as músicas tocadas. Na zona infanto-juvenil, decorreram atividades em permanência para os mais novos e famílias, tais como ateliês, workshops, teatros de marionetas e jogos tradicionais.

A sexta edição deste emblemático evento, que tem contribuído para a preservação e continuidade da temática da Batalha do Vimeiro, irá acontecer de 17 a 19 de julho de 2020. A próxima edição traz ainda uma novidade: o evento será desenvolvido com base num tema.

A iniciativa foi organizada pela Câmara Municipal do Lourinhã, em parceria com a Junta de Freguesia de Vimeiro e a Associação para a Memória da Batalha de Vimeiro.