Lourinhã recebe II Congresso "Envelhecimento Ativo e Inclusivo"

13-09-2013
Lourinhã recebe II Congresso
A 9 de outubro, o auditório da Associação Musical e Artística Lourinhanense recebe o II Congresso “Envelhecimento Ativo e Inclusivo” – uma iniciativa conjunta dos Municípios da Lourinhã, Torres Vedras e Sobral de Monte Agraço, desenvolvida no âmbito da programação da Festa Sénior 2013.

Com a presença de um vasto leque de conceituados oradores, este encontro visa promover a reflexão e a partilha sobre a temática do envelhecimento ativo e inclusivo, o exercício de cidadania e a inclusão social do idoso como cidadão de pleno direito.

João Ascenso, co-coordenador Nacional para o Ano Europeu dos Cidadãos 2013 (Gabinete do Secretário de Estado Adjunto e do Desenvolvimento Regional ) abre esta iniciativa, que conta com quatro painéis de debate: “Envelhecimento em Portugal | Problemáticas e desafios”; “Voluntariado de proximidade e Redes de suporte familiares”; “Inovação na Intervenção social em rede”; “Envelhecimento ativo – Reconhecimento da cidadania ativa e participativa”.

A participação no Congresso é gratuita, mediante inscrição prévia (sujeita aos lugares disponíveis)  até ao dia 7 de outubro [nova data limite], através de formulário eletrónico. Mais informações podem ser obtidas através do tel. n.º 261 410182 ou do e-mail assuntos.sociais@cm-lourinha.pt.

Clique para aceder ao FORMULÁRIO ELETRÓNICO DE INSCRIÇÃO:
Entidades - se a inscrição é efetuada em nome de uma entidade, podendo ser inscritas uma ou mais pessoas;

PROGRAMA (ver em formato pdf)

09h00 | Receção aos participantes

09h30 | Sessão de abertura
A designar, Executivo do Município da Lourinhã
João Ascenso, Co-coordenador Nacional para o Ano Europeu dos Cidadãos 2013 | Gabinete do Secretário de Estado Adjunto do Ministro Adjunto e do Desenvolvimento Regional

10h | 1º PAINEL |Envelhecimento em Portugal. Problemáticas e desafios
Mariana Ferreira de Almeida, Investigadora, Instituto de Ciências Sociais e Instituto do Envelhecimento, Universidade de Lisboa |Envelhecimento ativo e saudável – pistas de análise e atuação
Paula Cruz, Técnica do Departamento de Investigação e Projetos, EAPN Portugal - Rede Europeia Anti-Pobreza | Vulnerabilidade, pobreza e exclusão social das pessoas idosas
11h | Pausa
Maria Irene Carvalho, Assistente Social e Docente, Investigadora do CAPP - ISCSP/UTL | Envelhecimento e políticas de velhice em tempo de crise. A cidadania em risco?
Luísa Maria Desmet, Diretora de Unidade dos estabelecimentos descentralizados e apoio à deficiência | Santa Casa da Misericórdia de Lisboa | Promoção de Direitos e Participação da Pessoa Idosa

Facilitador: Maria da Conceição Franco, Chefe de Divisão de Intervenção Social e Cultural | Município da Lourinhã

12h | Almoço livre

14h | 2º PAINEL | Voluntariado de proximidade e Redes de suporte familiares
Ana Neves, Coordenadora da Rede de Voluntariado, Associação Beira Serra| Solidariedade entre gerações
Manuel Empis de Lucena, Presidente da Direção Nacional, Associação Coração Amarelo | Somar vida aos anos e não só anos à vida

Facilitador: Ana Umbelino, Vereadora | Município de Torres Vedras

15h | 3º PAINEL | Inovação na Intervenção social em rede
João Malva, Investigador e Coordenador do Ageing@Coimbra, Faculdade de Medicina da Universidade de Coimbra
A designar, Município de Coimbra
Ageing@Coimbra, Região Europeia de Referência para o Envelhecimento Ativo e Saudável

Facilitador: Gisela Wilson, Técnica Superior de Serviço Social | Unidade de Cuidados Continuados da Lourinhã
Debate

15h30 | 4º PAINEL | Envelhecimento ativo – Reconhecimento da cidadania ativa e participativa
Maria João Quintela, Presidente de Direção, Associação Portuguesa de Psicogerontologia
Maria Helena Bernardo, laureada do Prémio Dra. Maria Raquel Ribeiro Envelhecimento Ativo de 2012
Tomaz Rebelo do Espírito Santo, laureado do Prémio Dra. Maria Raquel Ribeiro Envelhecimento Ativo de 2012

Facilitador: Júlia Leitão, Chefe de Divisão de Educação, Cultura e Ação Social | Município de Sobral de Monte Agraço
16h30 | Sessão de encerramento
Maria Raquel Ribeiro, homenageada da Associação Portuguesa de Psicogerontologia
A designar, Executivo do Município da Lourinhã

Nota adicional – Festa Sénior
Os Municípios da Lourinhã, Torres Vedras, Cadaval e Sobral de Monte Agraço dinamizam, desde há cerca de 15 anos, o projeto intermunicipal, Festa Sénior, dirigido aos seus cidadãos seniores.
A iniciativa é desenvolvida em parceria com as Instituições Particulares de Solidariedade Social, diversas associações de caráter social, recreativo, cultural e desportivo, Centro Hospitalar de Torres Vedras, Polícia de Segurança Pública, Guarda Nacional Republicana e Escola de Serviços e Comércio do Oeste. A Festa Sénior traduz-se num programação anual composta por atividades lúdicas, culturais, desportivas e formativas, com o intuito de fomentar a participação ativa e, neste contexto, reforçar a importância do Ano Europeu dos Cidadãos 2013.