Ao longo do mês de abril: Jornadas da Saúde e do Bem-Estar em torno do envelhecimento ativo e saudável

01-04-2015
Sob a temática central do envelhecimento ativo e saudável, o Município da Lourinhã promove, ao longo do mês de abril, as Jornadas da Saúde e do Bem-Estar, que contemplam a dinamização de sessões de sensibilização/informação, rastreios de saúde, workshops, demonstrações e atividades físicas, onde se alia o aspeto lúdico ao conhecimento.

Pretende-se, essencialmente, envolver a comunidade em iniciativas promotoras da saúde, sensibilizando os cidadãos para a adoção de comportamentos saudáveis, tendo em vista uma maior qualidade de vida.

Neste quadro, a prevenção de algumas doenças prevalentes merece especial destaque na programação, com a realização de ações de sensibilização e de diversos rastreios nas farmácias concelhias: auditivo, glicémia, tensão arterial, colesterol, imc – índice de massa corporal, intolerância alimentar, circulação venosa e nutrição para diabéticos.

Da agenda há, de igual modo, a realçar iniciativas de sensibilização para a prevenção e terapêutica do cancro digestivo, realizada em pleno Dia Mundial da Saúde - 7 de abril, pela Associação EuropaColon. A par da comunidade em geral, foram abrangidas várias escolas do concelho, com a dinamização de 6 sessões de sensibilização sobre hábitos alimentares saudáveis.

A importância da alimentação e da prática de atividade física regular, não competitiva, como medidas preventivas dos riscos para a saúde são promovidas, ao longo de todo o programa, com caminhadas, workshops de cozinha saudável e demostrações de ginástica, entre outras iniciativas.

A responsabilidade social empresarial é evidenciada ao longo da programação, com o envolvimento de várias empresas e entidades: ADL – Associação pelo Desenvolvimento da Lourinhã; Ativo Fitness Club; AMETIC – Complexo de Santa Bárbara; Europacolon Portugal; Sociedade Portuguesa de Ortopedia e Traumatologia, Unidade de Saúde Familiar D. Jordão; Vai à Fava Catering; Associação do Hóquei Clube da Lourinhã, Farmácia Correia Mendes; Farmácia Leal; Farmácia Liberal; Farmácia Marteleirense; Farmácia Quintans; Farmácia Ribamar.

Mais informações podem ser obtidas através do endereço de correio eletrónico assuntos.sociais@cm-lourinha.pt.

CLIQUE PARA ACEDER:
- Fichas de inscrição: Entidades / Individuais