Orçamento Participativo da Lourinhã anuncia projetos vencedores da 5.ª edição

02-08-2019
Orçamento Participativo da Lourinhã anuncia projetos vencedores da 5.ª edição
A equipa do Orçamento Participativo da Lourinhã (OPL) revelou ontem, dia 1 de agosto, os resultados da votação dos 22 projetos elegíveis desta 5.ª edição.

A votação decorreu entre os dias 1 e 31 de julho, período em que foram ainda promovidas por todo o concelho sessões de apresentação dos projetos propostos nos quatro patamares orçamentais.

No total, a equipa do OPL contabilizou 4662 votos, e prevê um investimento de 135 mil euros para a execução dos quatro projetos vencedores.

No patamar até 10 000 euros, o projeto vencedor propõe um Parque Aventura junto ao rio Alcabrichel. A proponente, Diana Carvalho Anastácio, refere no seu projeto a existência de um Parque Verde, já dotado com iluminação, zona de grelhados e bancos de jardim, sugerindo com esta proposta que o espaço seja complementado com equipamentos vocacionados para as crianças, nomeadamente um Parque de Aventura, através da colocação de prumos em madeira com cinco torres.

Quanto ao patamar entre os 10 001 e os 30 000 euros, o projeto vencedor intitula-se “Espaço Intergerações”. A proponente, Liliana da Costa Andrade, propõe a requalificação de um espaço na União de Freguesias de São Bartolomeu dos Galegos e Moledo, que se encontra inutilizado, transformando-o num espaço de lazer e bem-estar. O objetivo é reunir avós, pais e netos num único espaço, tendo ao seu dispor equipamentos que apelam ao convívio e partilha. Ou seja, um espaço para a família, tranquilo, devidamente vedado, com parque infantil, árvores, bancos de jardim e iluminação.

Já no patamar entre os 30 001 e os 60 000 euros, o primeiro lugar da votação ficou para o projeto “Percurso Cultural – Batalha do Vimeiro 1808”. A proposta, de Leonardo Garcia Inácio, visa a criação de um percurso pedestre no Vimeiro subordinado à temática da Batalha do Vimeiro, que percorra espaços associados à memória da batalha, como por exemplo: campo da batalha, Monumento Comemorativo do Primeiro Centenário da Batalha, Igreja do Vimeiro, Casa-Quartel de Wellington, Hospital de Sangue e espaço onde o Rei D. Manuel II foi recebido no Vimeiro. O projeto inclui o desenvolvimento de uma Aplicação Multimédia, com um mapa estilizado do percurso, que será enriquecido espaços de pintura mural e de estatuária.

Quanto ao patamar do associativismo, premiou este ano a proposta apresentada pela Associação Musical e Artística Lourinhanense, que apresentou um projeto para a execução de obras de melhoria das condições de funcionamento do Auditório da AMAL e da Banda Filarmónica. A proposta prevê: aquisição e montagem de equipamento de luz e som adequado à maioria dos eventos que se realizam no auditório, aquisição de estrados - leves e de fácil montagem – e remodelação da sala de ensaios da banda.

Consulte todos os dados da votação aqui

Cerimónia pública de distinção dos projetos vencedores

Após o anúncio dos quatro projetos vencedores, a equipa do OPL revelou ainda que a sessão pública de distinção dos projetos e respetivos proponentes tem lugar no Salão Nobre dos Paços do Município, dia 13 de setembro, às 21H00. A cerimónia é pública, prevê a apresentação das estatísticas e resultados desta 5.ª edição do OPL e de cada um dos projetos mais votados.