Assinado contrato de desenvolvimento local com o Grupo de Ação Local - Ecomar

16-02-2016
Assinado contrato de desenvolvimento local com o Grupo de Ação Local - Ecomar
O contrato estabelecido com o Grupo de Ação Local ECOMAR para o Desenvolvimento Local de Base Comunitária (DLBC) – Costeira foi um dos 38 documentos contratuais assinados no passado dia 15 de fevereiro, no Teatro Municipal de Vila do Conde, no âmbito de uma cerimónia pública, marcada pelas presenças da ministra do Mar, Ana Paula Vitorino, e do secretário de Estado do Desenvolvimento e Coesão, Nelson de Souza. No âmbito da sessão foi efetuada a contratualização com 12 Grupos de Ação Local Pescas, num total de 39 milhões de euros, e com 26 Grupos de Ação Local Urbanos, num montante de 28 milhões de euros.

Liderado pelos municípios de Torres Vedras e Lourinhã, o Grupo de Ação Local ECOMAR delineou, em estreita ligação com o tecido empresarial, social e institucional dos territórios abrangidos, a Estratégia de Desenvolvimento Local, no âmbito do programa DLBC – Costeira, cujo objetivo é o desenvolvimento, diversificação e competitividade da economia e a melhoria das condições de vida das populações das freguesias litorais dos dois concelhos. Essencialmente, o contrato mobiliza os recursos necessários para a concretização desta estratégia comum. A assinatura deste relevante documento foi efetuada pelo representante do GAL , Carlos Bernardes presidente da Câmara Municipal de Torres Vedras, estando presentes o presidente do Município lourinhanense, João Duarte Carvalho e outros membros do Executivo municipal.

É de salientar que as iniciativas de DLBC são apoiadas pelos fundos europeus, sendo o DLBC Costeiro suportado pelo Fundo Social Europeu (FSE), Fundo Europeu de Desenvolvimento Regional (FEDER) e pelo Fundo Europeu dos Assuntos Marítimos e das Pescas (FEAMP).