2ª Edição do Concurso “As Sopas Lá de Casa”

22-05-2017
2ª Edição do Concurso “As Sopas Lá de Casa”
No âmbito do Concurso “As Sopas Lá de Casa”, o refeitório da Escola Básica do 1.º Ciclo da Lourinhã recebeu, ontem, dia 22 de maio, às 14h30, o ato de degustação das duas sopas mais votadas.
O resultado final esteve a cargo de um júri composto pelos seguintes elementos:
Em representação da Câmara Municipal da Lourinhã – Fernando Oliveira;
Em representação do Agrupamento de Escolas da Lourinhã - Eulália Ferreira;
Em representação do Agrupamento de Escolas D. Lourenço Vicente – Pedro Damião;
Em representação das IPSS da área da infância – Teresa Barradas;
Em representação do Centro de Saúde da Lourinhã: Lurdes Moreira;
Em representação da ICA – Ana Fernandes.

A 1ª classificada foi a “Sopa de Cenoura com Nabiça”, apresentado pelo grupo do JI do Reguengo Grande;
A 2ª classificada foi a “Sopa de Cenoura da Mãe”, apresentada pela turma B da EB da Marquiteira.

Os dois grupos receberam como recompensa um certificado de participação e uma visita, no próximo dia 29 de maio, aos viveiros “Pé da Planta”, no Casal Caldeira, ao qual o Município da Lourinhã agradece a disponibilidade em receber os grupos premiados.

De referir ainda que estas duas sopas serão incluídas na ementa escolar do próximo ano letivo e a 1ª classificada será distribuída na festa final de ano dos Agrupamentos de Escola do Concelho da Lourinhã.

Recorde-se que, desde o início do ano letivo, o Concurso “As Sopas Lá de Casa”, envolveu crianças do Pré-Escolar, alunos dos 1.º e 2.º Ciclos, e respetivos encarregados de educação na recolha de receitas de sopa saudáveis, originais ou tradicionais. Depois de selecionadas, foram escolhidas 4 receitas de sopa, servidas, no decurso do mês de março, nas cantinas dos estabelecimentos de educação e ensino dos agrupamentos de escolas do concelho. Sempre com um papel ativo, os jovens alunos degustaram e selecionaram as duas sopas agora sujeitas à avaliação final, registando-se uma média de 866 votantes por dia.