Município da Lourinhã assinalou Dia da Floresta Autóctone

23-11-2018
Município da Lourinhã assinalou Dia da Floresta Autóctone
Como forma de assinalar o Dia da Floresta Autóctone e inserido na Semana da Reflorestação Nacional o Município da Lourinhã comemorou o Dia da Floresta Autóctone com diversas atividades, nomeadamente a sementeira e plantação de uma série de árvores e arbustos autóctones, numa ação que envolveu alunos de estabelecimentos escolares do concelho.

Semearam-se pinhões e bolotas e plantaram-se azinheiras, murta, medronheiro, carrasco e sobreiros.

Na E.B. 1 do Seixal, escola que está a ser alvo de requalificação e ampliação, o Município aproveitou para dar iniciar ao arranjo paisagístico exterior deste estabelecimento de ensino com a plantação de árvores, aproveitando para sensibilizar os alunos para a importância das florestas autóctones.

No Reguengo Grande, também com a colaboração da comunidade escolar, além das outras espécies, foram ainda plantadas macieiras, árvore de fruto muito comum na região.

Na E.B. 1 /JI de Moita dos Ferreiros foram semeadas bolotas em vasos reciclados, que posteriormente serão identificados e cuidados pelos próprios semeadores, para mais tarde serem plantados. Foi também plantado um sobreiro num dos canteiros da escola, resultante de uma sementeira do ano anterior, possibilitando aos alunos confirmar o trabalho desenvolvido com este projeto.

Já na E.B. 1/JI de São Bartolomeu dos Galegos os alunos foram convidados a semear pinhões e bolotas em vasos, igualmente, reciclados, para que no próximo ano possam, também eles, fazer a plantação das respetivas germinações conseguidas com a atividade de hoje.

O Município da Lourinhã associou-se, assim, a esta iniciativa “Reflorestação Nacional” do Movimento Plantar Portugal e Defender a Floresta e Reflorestar Portugal, procurando respeitar a biodiversidade e as espécies autóctones.