Município da Lourinhã, GEAL e Universidade Nova criam espaço de investigação paleontológica na Lourinhã

18-01-2019
O Município da Lourinhã, o GEAL - Museu da Lourinhã e a Faculdade de Ciências e Tecnologia da Universidade Nova de Lisboa (FCT - UNL) assinam no dia 21 de janeiro, segunda-feira, um protocolo de cooperação tendo em vista a criação de um espaço trabalho para promover o desenvolvimento da investigação científica no domínio da paleontologia.

O documento é assinado no Salão Nobre dos Paços do Município, às 12H00, e tem ainda inscrito como objetivos: a valorização e divulgação do património paleontológico da Lourinhã e o apoio na formação de estudantes e jovens investigadores.

Este espaço, designado NovaPaleo, vai ser disponibilizado pelo Município e ficar localizado no 1.º piso do Mercado Municipal da Lourinhã. O NovaPaleo destina-se à realização de trabalhos de investigação científica paleontológica sobre os materiais paleontológicos do GEAL e da FCT - UNL, bem como de outras possíveis instituições, permitindo assim o estudo comparativo entre matéria oriunda do nosso concelho e de outros pontos do Mundo.

Deste modo, o Município da Lourinhã pretende desenvolver as bases para continuar a receber alunos de paleontologia, independentemente do seu grau académico, garantindo que no território reconhecido por ter um espólio único de fósseis do jurássico, se continue a fazer ciência de excelência.