Requerimentos Genéricos

Quinta, 30 de Outubro de 2014
Detalhe da Notícia
Hasteamento das Bandeiras
As inaugurações de obras e de equipamentos determinantes para uma vivência sócio-comunitária mais plena preencheram grande parte do programa comemorativo do Feriado Municipal da Lourinhã, que teve início no dia 19, prolongando-se até hoje, dia 25 de Junho.

O calendário arrancou, no dia 19, com a inauguração do Complexo Escolar EB1/JI de Reguengo Grande. Na agenda do dia, seguiu-se a actuação da prestigiada Orquestra Metropolitana de Lisboa,  no Auditório Maestro Manuel Maria Baltazar – sede da AMAL, num concerto dirigido pelo maestro César Viana.

No decorrer da apresentação, de entrada livre, foram interpretados as peças: Hommage a Mozart de Jacques Ibert e Serenade n.º 7 K. Ré Maior 250. Haffner de Wolfgang Amadeus Mozart.

A 20 de Junho procedeu-se à inauguração das obras de Requalificação Urbana da Praia da Areia Branca (PAB) e da Foz do Rio Grande. A celebração desta obra determinante para a projecção turística da PAB e do concelho foi marcada por um espectáculo musical com a Orquestra Ligeira Selecção.

O programa evocativo prosseguiu no 23 com o Seminário Medicina e Farmácia no Tempo das Invasões Francesas, que decorreu no Auditório Maestro Manuel Maria Baltazar – sede da AMAL.

No dia 24 de Junho – Feriado Municipal da Lourinhã – enquadrou-se a cerimónia solene evocativa e o tradicional desfile das marchas populares, a par da sessão comemorativa do 25.º aniversário do GEAL – Museu da Lourinhã e de três actos inaugurais.

A agenda do dia teve início com a cerimónia de hastear de bandeiras, no decorrer da qual participaram as Bandas Filarmónicas do concelho e Coro Municipal da Lourinhã.

No decorrer da sessão evocativa do Dia do Concelho intervieram os presidentes da Assembleia e Câmara Municipal e os representantes dos partidos com assento na Assembleia Municipal – PS, PSD e CDS–PP.

Ao longo da cerimónia foi ainda assinado o Auto de Consignação da Concepção e Execução dos Trabalhos de Construção, Inauguração da Rua Miguel Telles AntunesRequalificação e Ampliação dos Complexos Escolares da Lourinhã, de Ribamar e de Atalaia, bem como a escritura de justificação e doação do edifício onde se encontra instalada a sede da Junta de Freguesia da Lourinhã.

No programa, esteve ainda contemplada a assinatura do Contrato de Comodato com a Santa Casa da Misericórdia da Lourinhã (antigo Hospital localizado na Rua da Misericórdia), no âmbito da criação do Itinerário de Pintura Antiga da Vila da Lourinhã.

Ainda no período da manhã teve lugar a inauguração da Rotunda dos Dinossauros (junto ao terminal rodoviário) - com a presença do secretário de Estado da Ciência, Tecnologia e Ensino Superior, Manuel Heitor,  e do Parque Urbano da Várzea.

Na agenda vespertina, o Auditório do Centro Cultural Dr. Afonso Rodrigues Pereira, integrou a sessão comemorativa do 25.º aniversário do GEAL – Museu da Lourinhã, seguindo-se a inauguração da rua Professor Miguel Telles Antunes – antiga rua dos Arciprestes.

O desfecho das comemorações do dia 24 de Junho foi marcada pelo tradicional desfile das marchas populares, e por um espectáculo piromusical.

O programa encerrará hoje, dia 25, com a peça de teatro Kitsch net – Love Stories, interpretada por alunos do grupo de teatro da Pormenor de Marcha Popular - Ribamar IdososEscola Secundária da Lourinhã. O espectáculo terá lugar pelas 21h30, no Auditório Maestro Manuel Maria Baltazar – sede da AMAL.

12-06-2009

Projecto Co-Financiado  Promotor  Desenvolvimento