Município da Lourinhã recebe Bandeira Verde ECO XXI

29-11-2018
Município da Lourinhã recebe Bandeira Verde ECO XXI
O Município da Lourinhã recebeu esta tarde, em Estarreja, a Bandeira Verde ECO XXI e é assim um dos 47 concelhos mais sustentáveis do país.

Na edição de 2018, o concelho da Lourinhã recebeu uma pontuação final de 61,1%. O galardão ECOXXI visa identificar e reconhecer  boas práticas desenvolvidas em prol do desenvolvimento sustentável, evidenciadas na concretização de medidas, ações e políticas de sustentabilidade.

Em 2018, candidataram-se a município ECOXXI 50 municípios (16% dos municípios portugueses), uma das maiores participações registadas ao longo das 11 edições do Programa.

Localizados maioritariamente na Região Centro (32% dos candidatos), os municípios que participaram na edição de 2018 são os seguintes: Águeda, Albufeira, Alfândega da Fé, Alvaiázere, Amadora, Anadia, Arganil, Avis, Caminha, Cantanhede, Cascais, Estarreja, Funchal, Fundão, Guimarães, Góis, Horta, Lagos, Lajes das Flores, Lajes do Pico, Leiria, Loulé, Loures, Lourinhã, Lousã, Macedo de Cavaleiros, Madalena do Pico, Mafra, Maia, Manteigas, Mealhada, Oliveira do Hospital, Pombal, Póvoa de Varzim, Ribeira Grande, Santo Tirso, São Roque do Pico, Sesimbra, Setúbal, Tábua, Tarouca, Tavira, Tomar, Torres Vedras, Valongo, Viana do Castelo, Vila do Bispo, Vila Franca de Xira, Vila Nova de Famalicão e Vila Nova de Poiares.

Os municípios de Lajes das Flores e Vila Nova de Poiares candidataram-se a este reconhecimento pelo primeiro ano. Os municípios de Bragança, Celorico da Beira, Lousada e Vila Nova de Gaia não renovaram a sua candidatura.

Na edição de 2018 foram atribuídas Bandeiras Verdes ECOXXI  a 94% dos municípios participantes(50).