Os dinossauros «invadem» a Lourinhã!

27-03-2017
Os dinossauros «invadem» a Lourinhã!
Chegaram esta segunda-feira, 27 de março, as primeiras sete réplicas de dinossauros em tamanho real que vão “povoar” o futuro Parque de Dinossauros da Lourinhã (PDL), atualmente em fase de construção no Pinhal dos Camarnais.

Quem passear pela vila pode encontrar um Tyranossaurus Rex, com mais de 13 metros de comprimento), em frente à Câmara Municipal, ou um Allosaurus Jungtie a saudar todos aqueles que passam no Posto de Turismo. O lote é ainda integrado por um Styracossaurus, colocado em frente à União de Freguesias da Lourinhã e Atalaia / Museu da Lourinhã e um Deinonychus, exposto dentro do Museu. Em frente aos antigos Paços do Município há um Iguanodon Jungtie e junto ao Convento de Santo António, um Stegosaurus. O conjunto fica completo com  um gracioso Dilophosauros de 6 metros e 10 de comprimento, colocado em cima do pórtico do Mercado Municipal.

Os novos “habitantes”foram recebidos  pelos representantes das três entidades parceiras do PDL: o Município da Lourinhã (detentor dos terrenos), o Parque de Dinossauros da Lourinhã, Lda. (promotor do empreendimento) e o GEAL - Grupo de Etnologia e Arqueologia da Lourinhã (detentor do espólio e conhecimento científico).

Para os visitantes, esta é a primeira oportunidade conhecer de perto todas estas espécies que habitam o nosso imaginário, e que, no último semestre do ano, vão ser transportados para a sua morada definitiva - o PDL.

Este  momento simbólico para a Lourinhã enquadra-se no âmbito do lançamento deste empreendimento e do evento Dinossauros Saem à Rua - uma iniciativa para toda a família, que decorre entre os dias 11 a 13 de agosto, com inúmeras ações destinadas a toda a família, desde workshops de paleontologia, exposições, apresentações científicas, entre muitas outras a revelar brevemente.

Com abertura prevista para o início de 2018, o PDL vai combinar a vertente museológica com uma forte componente ao ar livre. À entrada, o visitante vai encontrar uma área de restauração e a loja do Museu, bem como um laboratório, onde pode observar a preparação dos fósseis, que depois vão ficar expostos no espaço museológico – o ponto central de todo o equipamento. Cá fora, na zona florestada, vão estar distribuídas 120 réplicas, cientificamente comprovadas e construídas à escala real.