Evento realiza-se nos dias 30 e 31 de agosto e 1, 6,7 e 8 de setembro

Moledo recebe mostra de artes multidisciplinar intitulada CALHAU#1

31-07-2019
Moledo recebe mostra de artes multidisciplinar intitulada CALHAU#1
CALHAU #1 é uma mostra de artes multidisciplinar, que tem lugar no Moledo no último fim-de-semana de agosto e no primeiro de setembro. O evento é organizado, com o apoio do Município da Lourinhã, pelo fotógrafo Nicolas Lemonnier e o artista plástico Manuel d’Olivares, que contam com o apoio institucional da União de Freguesias de São Bartolomeu dos Galegos e Moledo, a colaboração do Moledo Acontece e da Associação dos Amigos do Planalto das Cesaredas e a participação do GEAL - Museu da Lourinhã.

Esta mostra de artes fará dialogar a arte contemporânea, nas suas várias expressões e linguagens - artes plásticas, Land arte, vídeo-instalação, instalação-som, cerâmica, performance, dança, música -, com os espaços de arquitetura rural e a identidade da aldeia e dos seus habitantes, tendo em atenção a(s) sua(s) história(s) e tradições, vivências e memórias.

Tendo isso em conta, o CALHAU#1 irá contar com dois percursos: um pela aldeia, onde os artistas intervêm nos vários espaços - palheiros, espaços de recolha de alfaias agrícolas, ruinas, fachadas -, e outro por um trilho no planalto, com início e final na aldeia dedicado à Land arte.

Fará também parte da mostra um percurso culinário, com a participação dos habitantes da aldeia e com receitas criadas por Giovanni de Biasio, a partir de produtos locais. Os vários pratos serão confecionados e comercializados pelos habitantes, tendo em atenção o espírito Pegada Ecológica Zero e a ausência total de plásticos e refrigerantes industriais neste CALHAU#1.

No decorrer da mostra será apresentado o Museu do Nada de Moledo (MuNaMo), cuja duração expositiva é efémera, desaparecendo após o fim do evento. O MuNaMo será constituído por peças abandonadas ao longo do tempo na aldeia de Moledo, resgatadas por Manuel d’Olivares, e que tendo perdido a sua funcionalidade adquiriram, com o seu deterioro, uma beleza plástica.

Durante os dias 30 e 31 de agosto e 1, 6,7 e 8 de setembro, os escultores António da Cunha e Clara Ribeiro executarão duas obras ao vivo, que passarão a fazer parte do conjunto de esculturas existentes em Moledo, e realizar-se-ão vários workshops, como desenho e aguadas, escrita criativa, teatro, escultura para crianças e Kamifusen.

Entre os artistas convidados estão João Galrão, Silvia Klainscek , Fernando Sarmento, Helena Aikin, Rui Mourão, Marco Mesquita, Manuel d’Olivares, Mário Rita, Pablo Lazara, Henrique Reis, Francisco Coelho, Pedro Santos, Marta Ramos, Lídia Martinez, Teresa Palma Rodrigues, entre outros.