Concursos de Natal premeiam criatividade sustentável dos alunos do concelho

07-12-2017
Concursos de Natal premeiam criatividade sustentável dos alunos do concelho
A edição 2017 dos concursos de Natal “O Meu Anjo de Natal” (creche), “A Minha Coroa de Natal” (pré-escolar e 1.º ciclo) e “O Meu Presépio” (2.º e 3.º ciclos) contou com 72 participantes, que conheceram esta quinta-feira (7 de dezembro) os resultados finais.

A cerimónia de entrega dos prémios e certificados de participação teve lugar no Auditório do Centro Cultural Dr. Afonso Rodrigues Pereira e foi abrilhantada com momentos musicais, que ficaram a cargo da Academia de Óbidos, com os alunos do ensino articulado de música do Agrupamento de Escolas D. Lourenço Vicente.

Esta iniciativa do Município da Lourinhã tem como principal objetivo sensibilizar para a importância da Saúde Ambiental, visto que todos os trabalhos foram construídos através de materiais de desperdício. Assim, pretende-se também promover a criatividade e a manifestação artística, dado que todas as produções apresentadas foram ajuizadas através de quatro critérios comuns:

- uso ou não de materiais reutilizáveis;
- criatividade;
- sentido estético;
- dimensões de acordo com o Regulamento do Concurso.

Em representação do Município da Lourinhã estiveram presentes na cerimónia: o Presidente da Câmara Municipal, João Duarte de Carvalho, o vereador João Serra e o Presidente da Assembleia Municipal, António Alberto Santos. Foram ainda convidados a estar presentes representantes de várias entidades locais, que ajudaram na entrega dos prémios aos vencedores: Diretor do Agrupamento Escolas da Lourinhã, Prof. Bruno Santos, Diretor do Agrupamento de Escolas D. Lourenço Vicente, Prof. Pedro Damião, representante das IPSS, Educadora Teresa Barradas, representante da Associação de Pais do Agrupamento de Escolas da Lourinhã, Filipa Santos, Presidente da Associação de Pais do Agrupamento de Escolas D. Lourenço Vicente, Mafalda Taborda.

Os grandes vencedores desta edição foram:

“O Meu Anjo de Natal”
1º Classificado: Sala Turquesa da Creche "O Principezinho" da Casa do Povo do Concelho da Lourinhã
2º Classificado: Sala Arco-íris 1 da Creche "O Principezinho" da Casa do Povo do Concelho da Lourinhã
3º Classificado: Sala Arco-íris 2 da Creche "O Principezinho" da Casa do Povo do Concelho da Lourinhã

“A Minha Coroa de Natal (Pré-Escolar)”
1º Classificado: Turma JG do Jardim de Infância do Reguengo Grande do Agrupamento de Escolas da Lourinhã
2º Classificado: Turma JA do Jardim de Infância da Atalaia do Agrupamento de Escolas da Lourinhã
3º Classificado: Sala Azul do Jardim de Infância da Marteleira da casa do Povo do Concelho da Lourinhã

“A Minha Coroa de Natal (1º Ciclo)”
1º Classificado: Turma 1ºB da Escola Básica da Lourinhã do Agrupamento de Escolas D. Lourenço Vicente
2º Classificado: Turma 3ºB da Escola Básica da Lourinhã do Agrupamento de Escolas D. Lourenço Vicente
3º Classificado: Turma E da Escola Básica da Cabeça Gorda do Agrupamento de Escolas da Lourinhã

“O Meu Presépio”
1º Classificado: Turma 6ºFda Escola Básica Dr. João das Regras do Agrupamento de Escolas D. Lourenço Vicente
2º Classificado: Turma 6ºA da Escola Básica Dr. João das Regras do Agrupamento de Escolas D. Lourenço Vicente
3º Classificado: Turma 6ºC da Escola Básica Dr. João das Regras do Agrupamento de Escolas D. Lourenço Vicente

Prémios:

1.º classificados o valor: 100€
2.º classificados o valor: 75€
3.º classificados o valor: 50€

Os trabalhos ficarão expostos de 11 de dezembro a 7 de janeiro, nos seguintes locais:

- os 1º premiados no Posto de Turismo;
- os 2º e 3º premiados na Biblioteca Municipal;
- os restantes no comércio tradicional e no Auditório Municipal Dr. Afonso Rodrigues Pereira.

O júri foi composto por:

- Vereador José Tomé, em representação da Câmara Municipal;
- Diretor Bruno Santos, em representação do Agrupamento de Escolas da Lourinhã;
- Diretor Pedro Damião, em representação do Agrupamento de Escolas D. Lourenço Vicente;
- Educadora Teresa Barradas, em representação das IPSS com valência de educação.