Participação Interessada na Visita Guiada ao Arquivo Municipal

26-10-2015
Participação Interessada na Visita Guiada ao Arquivo Municipal
No passado dia 24 de outubro, realizou-se uma visita guiada ao Arquivo Municipal, com a presença de três dezenas de pessoas, que participaram com muita atenção e curiosidade nesta iniciativa integrada nas comemorações locais das Jornadas Europeias do Património, que este ano tiveram como tema o "Património Industrial e Técnico". Ao longo da visita, guiada pelo técnico responsável do Arquivo, ,falou-se sobre o passado, presente e futuro deste equipamento, enquanto repositório documental, que importa valorizar e partilhar com a comunidade.

A viagem começou com algumas considerações sobre a origem dos arquivos, passando pela sua evolução ao longo dos tempos e pelas atribuições do Arquivo Municipal da Lourinhã nas áreas de apoio técnico e administrativo, proteção do património documental e promoção da História local.

A função cultural do Arquivo Municipal foi, de igual modo, sublinhada, na medida em que este equipamento se constitui uma relevante fonte de estudo e de pesquisa, tendo em conta o importante acervo de documentos administrativos e históricos que aí se encontram arquivados.

O tratamento técnico, nomeadamente o controlo ambiental das condições de conservação, foi de igual modo referido ao longo desta iniciativa.

No final, foi apresentado o mais recente projeto deste serviço no âmbito das comemorações do centenário da 1ª Guerra Mundial (2014/2018) que pretende seguir o rasto, e apresentar à comunidade, um estudo sobre os lourinhanenses que participaram nos confrontos Foi ainda lançado o repto aos participantes para contribuírem e cederem ao arquivo, para digitalização e registo, documentos de âmbito histórico, administrativo e/ou cultural, de que disponham.