Nas Cesaredas, a 8 de novembro: “Pelo São Martinho, Contos, Castanhas e Vinho”

22-10-2015
Nas Cesaredas, a 8 de novembro: “Pelo São Martinho, Contos, Castanhas e Vinho”
“As conversas são como as cerejas. E os contos? Serão como as castanhas?” Na segunda edição da iniciativa “Pelo São Martinho, Contos, Castanhas e Vinho” é a vez da aldeia das Cesaredas receber esta festa comunitária, assente na promoção da identidade e cultura locais. Ao longo da celebração, o São Martinho vai ser festejado à boa maneira tradicional e em boa companhia, com um passeio pedestre, oficinas de saberes locais e um magusto com baile, tendo como ponto alto uma sessão de contos com António Fontinha, Cláudia Fonseca e contadores locais.

Logo pelas 10h30 começa um passeio pedestre pela aldeia e imediações, “para desmoer e abrir caminho às sessões de contos”. Ao longo do percurso, os participantes podem participar em oficinas de saberes locais e, assim, aprender a mungir cabras, obtendo o leite necessário para o ateliê que vai ensinar a fazer queijos.

Depois de almoço vêm os contos, com a realização de duas sessões com contadores, que decorrem em locais distintos da aldeia. O magusto vem com o final da tarde, trazendo música, dança e uma roda de contos aberta a todos quantos queiram partilhar histórias.

As inscrições nesta iniciativa são no valor de 12 Euros, com almoço e transporte incluídos, podendo ser efetuadas através do e-mail encontrodecontadores@gmail.com, com indicação do nome, contacto telefónico, endereço de correio eletrónico, localidade e comprovativo de transferência bancária (NIB: 0035 0297 0007 2808 5000 9 [Caixa Geral de Depósitos]).

A organização é partilhada pelo Município da Lourinhã, Junta de Freguesia de Reguengo Grande, Associação Cultural, Recreativa e Desportiva das Cesaredas, e pelos contadores de histórias António Fontinha, Cláudio Fonseca.