Lourinhã reduz fatura energética anual em 325 mil euros e 1 176 toneladas de CO2

11-06-2019
O Projeto OesteLED ESE foi apresentado na sexta-feira pela Comunidade Intermunicipal do Oeste e pela Oeste Sustentável – Agência Regional de Energia e Ambiente da Região Oeste, vai substituir os sistemas de iluminação pública da região por lâmpadas LED, permitindo alcançar uma poupança de 3,4 milhões de euros por ano na fatura energética dos doze Municípios da Região Oeste.

Os municípios de Lourinhã, Bombarral e Sobral de Monte Agraço viram o projeto arrancar no território há cerca de um mês, com a substituição inicial de 6 000 luminárias. Só no nosso concelho foram instaladas 2088 lâmpadas LED até ao dia 31 de maio e serão introduzidas no sistema de iluminação pública um total de 5 573 luminárias LED até ao final do mês de junho. Esta alteração vai permitir alcançar uma poupança anual na fatura energética de 325 mil euros, traduzidos numa redução de emissão de 1176 toneladas de dióxido de carbono para a atmosfera.

Em Conferência de Imprensa, o presidente da Comunidade Intermunicipal do Oeste, Pedro Folgado, referiu que está programada, até ao final do ano, a substituição de cerca de 68 500 luminárias - das 150 mil existentes - nos 12 municípios da Região Oeste. Constituída por 365 mil habitantes, esta região é responsável pela emissão de 17,1 toneladas de gases de efeito de estufa. No final da implementação deste projeto, prevê-se alcançar uma redução de consumo de 26,4 GWh (de 36 para 10kwh/ano), o equivalente ao gasto aproximado de 7 500 habitações, atingindo uma redução de emissão de 12,4 toneladas de CO2.

No total, a poupança estimada na fatura energética da Região Oeste representa uma redução de 72,42%, passando de 4,7 milhões de euros para 1,3 milhões de euros por ano.
A iniciativa surge da necessidade de melhoria da eficiência energética na iluminação pública, em linha com o Plano Nacional Energia e Clima, que visa promover a descarbonização da economia e a transição energética, atingindo a meta de neutralidade carbónica em 2050.

Conforme referido por André Rijo, Presidente da Câmara Municipal de Arruda dos Vinhos e Vogal do Conselho de Administração da Oeste Sustentável, esta iniciativa encontram-se no TOP 10 dos maiores projetos de iluminação pública LED do Mundo. Na Europa, apenas a cidade espanhola de Madrid aparece nesta lista, com a substituição de 84 000 luminárias, em 2014.

André Rijo acrescentou ainda que o projeto “não se esgota na substituição de luminárias”, pretendendo-se, por um lado, avançar com o projeto na sua versão 4.0., ou seja, numa perspetiva SMART REGION. O autarca ressalvou também que o objetivo é que os resíduos produzidos com esta substituição “sejam aplicados a um projeto de educação ambiental, focalizado na problemática das alterações climáticas".

A Comunidade Intermunicipal é composta pelos Municípios de Alcobaça, Alenquer, Arruda dos Vinhos, Bombarral, Cadaval, Caldas da Rainha, Lourinhã, Nazaré, Óbidos, Peniche, Sobral de Monte Agraço e Torres Vedras.