"Natal é no Comércio Tradicional" traz animação e muitas atividades

24-11-2017
Na Lourinhã, a agenda de animação de Natal encontra-se recheada de iniciativas para toda a comunidade, que visam propiciar momentos de partilha e convívio, promover o comércio tradicional e atrair mais visitantes ao concelho.
Uma vez mais, a organização é partilhada pelo Município da Lourinhã, pela Associação Comercial e Industrial da Região Oeste e pela União de Freguesias da Lourinhã e Atalaia, com o apoio de várias entidades e associações do concelho.

O programa começa a 24 de novembro, com a inauguração da iluminação de Natal, prolongando-se até 5 de janeiro de 2018, com muitas atividades para desfrutar em família que prometem colorir e dar brilho a esta época tão especial. Da animação de rua, ao teatro, passando pelos ateliers e cinema, os motivos são muitos para celebrar o melhor do Natal.

Inauguração da Iluminação de Natal

No dia 24 de novembro decorre a inauguração da iluminação de Natal: às 19h00, o Mercado da Praia da Areia Branca e às 20h00, no Largo António Granjo, onde se vai fazer ouvir o carrilhão do Convento de Santo António, com melodias alusivas à quadra. A magia deste momento especial vai ser ampliada com a atuação Coro Municipal da Lourinhã, que vai brindar o público com a interpretação de músicas natalícias.

Chegada do Pai Natal

Um dos pontos altos deste calendário de animação é, sem dúvida, a chegada do Pai Natal à vila da Lourinhã , que se encontra agendada para o dia 1 de dezembro, a partir das 11h00. O Pai Natal vai ser recebido em frente dos Paços do Município, por representantes da autarquia e de outras entidades, num momento de muita animação e música, a cargo dos Cottas Club.

Na Casa do Pai Natal
Depois da receção, o simpático velhinho de barbas brancas parte em cortejo até à rua João Luís de Moura, onde vai abrir a Casa do Pai Natal.

Neste espaço simpático e acolhedor, com decoração alusiva à época, as crianças e famílias são sempre bem-vindas. Aqui podem tirar uma fotografia com o Pai natal, deixar os seus pedidos para a quadra, assistir às atividades de animação e até participar em ateliês diversos. A Casa do pai Natal vai estar aberta à diversão aos sábados, domingos e feriados.

Concurso "Natal é no Comércio Tradicional"

Como já vem sendo tradição, as compras efetuadas de 1 a 31 de dezembro valem prémios no concurso “Natal é no Comércio Tradicional”, organizado pelo Município, em parceria com a ACIRO. Por cada 15 Euros de compras nos estabelecimentos aderentes (de todo o concelho) é entregue uma senha de participação neste concurso, que tem de ser colocada na tômbola presente no edifício da Biblioteca Municipal, sito na rua Miguel Bombarda.

O sorteio realiza-se a 5 de janeiro de 2018 e os participantes habilitam-se a ganhar vales de desconto, de valores entre os 50 e os 300 euros, em 24 estabelecimentos comerciais de todo o concelho.

Comércio Aberto

Ainda no âmbito da promoção do Comércio Tradicional local, realiza-se a 16 de dezembro o dia do Comércio Aberto até à meia-noite. Neste dia, os estabelecimentos aderentes da vila da Lourinhã alargam o horário de funcionamento, de forma a promoverem os seus produtos junto de todo o tipo de cliente.

Animação de Rua

A animação de rua será uma constante ao longo dos fins-de-semana que antecedem o Natal, acompanhando assim as compras de todos aqueles que optarem por oferecer prendas adquiridas no Comércio Tradicional. As ruas da vila encher-se-ão de alegria, entre as 11H00 e as 13H00 de sábados e domingos, com atuações de concertinas, bandas filarmónicas locais e outros momentos musicais. O dia do Comércio Aberto terá programação prolongada, até à meia-noite, e o feriado de 8 de dezembro também conta com animação musical junto às lojas da vila.

No Centro de Interpretação da Batalha do Vimeiro

O Natal no Centro de Interpretação da Batalha do Vimeiro (CIBV) é especialmente direcionado a crianças, com a dinamização do atelier “Soldadinhos de Chumbo” (dos 3 aos 12 anos), a 16 de dezembro, e da experiência lúdico-didática “Pequenos Arqueólogos da Batalha do Vimeiro” (dos 6 aos 12 anos), entre os dias 19 e 23 de dezembro.
Uma vez mais, a aposta é em iniciativas que aliam a diversão à história e ao conhecimento.

Na Biblioteca Municipal

A Biblioteca Municipal é um dos pontos a visitar neste roteiro de Natal, com duas iniciativas dirigidas a crianças. A iniciativa de poesia para bebés “Onde Está?" está agendada para o dia 2 de dezembro, prometendo uma experiência nova de sonoridades e palavras. Já entre os dias 4 e 14 de dezembro, a hora do conto traz uma história natalícia, direcionada para crianças do prée-escolar e do 1.º ciclo do ensino básico.

Cinema e Teatro

Pelo palco da sede da Associação Musical e Artística Lourinhanense (AMAL) vão passar, nos dias 8 e 17 de dezembro, três peças de teatro. No dia 8, as Oficinas de Teatro da Lourinhã, dinamizadas pela atriz Raquel Loureiro, apresentam, às 11h00, a peça “Vem aí o Zé das Moscas” e, às 16h00, “A Intrépida Loja dos Chapéus”. Já a peça Capuchinho Vermelho vai ser levada à cena pelo Teatrosfera, no dia 17 de dezembro, com sessões às 10h30 e ás 16h00.

O cinema também integra esta agenda de Natal 2017, com mais uma sessão de curtas metragens de cinema de animação “Filminhos Infantis à Solta pelo País”, no dia 16 de dezembro, às 15h00, no auditório do Centro Cultural Dr. Afonso Rodrigues Pereira.

Feira do Livro

A Praça José Máximo da Costa vai receber uma Feira do Livro, de 1 a 27 de dezembro, das 10H00 às 19H00.

Natal Solidário

A 2.ª edição do Natal Solidário, este ano dedicado ao tema “Os animais também têm Natal” vai ter lugar junto ao Mercado Municipal da Praia da Areia Branca, no dia 10 de dezembro, e conta com atividades dirigidas ao público infantil e uma angariação de comida e mantas para os animais que se encontram ao abrigo do projeto JAVA.

Concursos de Natal nas Escolas

Na programação estão ainda incluídos dois momentos, que serão o resultado dos concursos de Natal realizados pelo Município nas escolas do concelho. A entrega de prémios será no dia 7 de dezembro e contemplará os melhores trabalhos dos concursos “O Meu Anjo de Natal” (creche), “A Minha Coroa de Natal” (pré-escolar e 1.º ciclo) e “O Meu Presépio” (2.º e 3.º ciclos). Os trabalhos ficarão depois expostos, de 11 de dezembro a 7 de janeiro, em vários equipamentos da Câmara Municipal da Lourinhã e estabelecimentos comerciais locais.

Apoios

A animação de Natal tem o apoio do comércio local, da Escola de Serviços e Comércio do Oeste, dos Agrupamentos de Escolas da Lourinhã e D. Lourenço Vicente, das Oficinas de Teatro da Lourinhã, das Bandas Filarmónica da Associação Musical e Artística Lourinhanense, Associação Musical de Atalaia e Sociedade Lírica Moitense, Academia de Música de Óbidos e Instituições Particulares de Solidariedade Social do concelho.

Bilheteira e Inscrições

Há atividades integradas no programa com bilheteira e outras iniciativas que são de participação livre, mas requerem inscrição prévia.

CONSULTE TODA A PROGRAMAÇÃO AQUI

  •   Menu acessível
  • Promotor Oeste Portugal
  •   Oeste CIM
  • Co-financiamento Compete
  •   QREN
  •   União Europeia
Powered by Powered by U-LINK
2006 - 2017 © Câmara Municipal da Lourinhã - Todos os Direitos Reservados.