A 4 de março: Concerto da Orquestra Metropolitana de Lisboa

22-02-2018
A 4 de março: Concerto da Orquestra Metropolitana de Lisboa
No dia 4 de março, domingo, o auditório a Associação Musical e Artística Lourinhanense recebe, às 16h00, o concerto da Orquestra Metropolitana de Lisboa "Per Monsieur Pisendel".

De entrada livre, neste espetáculo vai ser prestada homenagem a Johann Georg Pisendel, um dos melhores instrumentistas do século XVIII, que liderou a Orquestra da Corte de Dresden desde 1728 até 1755. A dimensão internacional do seu prestígio é manifesta nas partituras que lhe foram dedicadas por alguns dos mais importantes compositores da época, tais como Telemann ou Vivaldi, que conheceu pessoalmente.

Este é um concerto para todos os públicos e idades, com a chancela de excelência  da Metropolitana de Lisboa.

Horário: 16h00
Local: Auditório Maestro manuel Maria Baltazar - sede da Associação Musical e Artística Lourinhanense

J. G. Pisendel Concerto a 5 da chiesa em Sol Menor
J. D. Zelenka Simphonie à 8 concertanti, ZWV 189
G. P. Telemann Concerto para Violino, TWV 51:B1, per il Sig.r Pisendel
Anónimo Concerto em Sol Menor, para dois oboés, cordas e baixo contínuo [atribuído a J. G. Pisendel]
A. Vivaldi Concerto del Vivaldi fatto per Maestro Pisendel, RV 242

Violino e Direção Musical: Ana Pereira

Sinopse - Per Monsieur Pisendel
Todos conhecemos, hoje em dia, os intérpretes solistas e as grandes orquestras que se destacam nas programações das principais salas de concerto. Porém, à medida que recuamos no tempo, restam-nos familiares, praticamente, os nomes dos compositores. O fenómeno deve-se à natureza efémera da prática performativa, que antes do surgimento do registo gravado não tinha maneira de se perpetuar. Indo ao encontro dos testemunhos da época, apercebemo-nos da extraordinária importância que tinha a Orquestra da Corte de Dresden no panorama musical da primeira metade do século XVIII. Frederico Augusto I, o Príncipe Eleitor da Saxónia, reuniu aí alguns dos melhores instrumentistas da época. Entre eles destacavam-se Jan Zelenka e, sobretudo, o violinista virtuoso Johann Georg Pisendel, que liderou a orquestra desde 1728 até à sua morte, em 1755. A dimensão internacional do seu prestígio é manifesta nas partituras que lhe foram dedicadas por alguns dos mais importantes compositores da época, tais como Telemann ou Vivaldi, quem conheceu pessoalmente.