No Salão Nobre dos Paços do Município da Lourinhã: Lançamento de livro sobre aguardentes vinícolas

23-10-2015
No dia 5 de novembro vai ser apresentado, pelas 17h00, no Salão Nobre dos Paços do Município, o livro “Aguardentes Vinícolas – Tecnologias de produção e envelhecimento e controlo de qualidade”. A obra, da autoria de Pedro Belchior, Sara Canas, Ilda Caldeira e Estrela Carvalho, é fruto do vasto conhecimento adquirido pelos autores no trabalho desenvolvido na Quinta de Almoínha – Dois Portos do Instituto Nacional de Investigação Agrária e Veterinária (INIAV), I.P.

A Aguardente DOC Lourinhã que é hoje uma referência de qualidade a nível mundial, é um dos temas desta obra, que dá a conhecer aspetos dos estudos desenvolvidos na Estação Vitivinícola Nacional, atual INIAV – Dois Portos, que conduziram à criação da Região Demarcada de Aguardente DOC Lourinhã. Este trabalho contemplou o estudo das castas mais adequadas para a produção de uma aguardente de qualidade, a definição dos vinhos mais aptos, bem como a otimização do sistema de destilação.