COVID-19 - DGS aconselha medidas de precaução

27-02-2020
COVID-19 - DGS aconselha medidas de precaução
No âmbito da Emergência de Saúde Pública Internacional declarada pela Organização Mundial de Saúde (OMS), na sequência da epidemia por um novo coronavírus, a Direção Geral de Saúde (DGS) alerta para um conjunto de medidas de higiene e etiqueta respiratória que devem ser tidos em conta.
Em nota publicada no seu portal, a DGS sublinha que não há restrições para quem regresse de área com transmissão comunitária ativa do novo coronavírus como o Norte de Itália, China, Coreia do Sul, Singapura, Japão ou Irão. Aconselha, ainda assim, a que durante 14 dias essas pessoas estejam atentas ao aparecimento de febre, tosse ou dificuldade respiratória, devendo medir a temperatura corporal duas vezes por dia e registar os valores.

Recomenda ainda que verifiquem se alguma das pessoas com quem convivem de perto desenvolve sintomas (febre, tosse ou dificuldade respiratória). Caso apareça algum dos sintomas referidos - no próprio ou nos seus conviventes -, não devem deslocar-se de imediato aos serviços de saúde. A DGS recomenda o recurso prévio ao número da Linha Saúde 24 (800 24 24 24) e seguir as orientações indicadas.

As medidas de higiene e de etiqueta respiratória a adotar são as seguintes:

• Lave frequentemente as mãos, com água e sabão, esfregando-as bem durante pelo menos 20 segundos;
• Reforce a lavagem das mãos antes e após a preparação de alimentos, após o uso da casa de banho e sempre que as mãos lhe pareçam sujas;
• Pode também usar em alternativa, para higiene das mãos, uma solução à base de álcool;
• Use lenços de papel (de utilização única) para se assoar;
• Deite os lenços usados num caixote do lixo e lave de seguida as mãos;
• Tussa ou espirre para o braço com o cotovelo fletido, e não para as mãos;
• Evite tocar nos olhos, no nariz e na boca com as mãos sujas ou contaminadas com secreções respiratórias.

Por regra não se recomenda qualquer tipo de isolamento de pessoas sem sintomas. A evolução da situação pode ser acompanhada em www.dgs.pt

Em 31 de dezembro de 2019, a OMS foi informada de casos de pneumonia na cidade de Wuhan, China. Em 7 de janeiro de 2020 um novo coronavírus foi identificado como a causa da doença que foi denominada COVID-19. Os Países aumentaram a sua vigilância para diagnosticar rapidamente possíveis novos casos de COVID-19. Desde então, foram identificadas mais pessoas infetadas por esse vírus na China, além de casos importados para outros países, inclusive na região europeia.

A Direção-geral da Saúde tem seguido, desde o primeiro momento o desenvolvimento do surto no contexto da identificação do novo vírus. Foi ativado o dispositivo de Saúde Pública do país, com monitorização e vigilância epidemiológica, gestão e comunicação de risco, habituais nestas situações.