Nova imagem institucional apresentada esta tarde

30-12-2019
Nova imagem institucional apresentada esta tarde
O Município da Lourinhã apresentou esta tarde a sua nova imagem institucional. A apresentação teve lugar no Espaço Sabores Lourinhã e contou com uma introdução por parte do presidente da Câmara Municipal da Lourinhã, João Duarte de Carvalho, que enquadrou os presentes acerca da opção tomada, elencando ainda alguns dos pontos da Estratégia de Turismo da Lourinhã 2019-2027.

A apresentação deste documento estratégico para o turismo coube depois ao vereador em regime de permanência, João Serra, que levou os presentes a uma pequena viagem neste estudo dos impactos positivos e negativos e as oportunidades e ameaças no território no que toca ao turismo e aos seus fluxos.

O adjunto do presidente da Câmara Municipal da Lourinhã, Miguel Reis Silva, fez por fim a apresentação oficial da nova imagem institucional, que vai de encontro a um conjunto de linhas estratégicas que o município passa agora a considerar na sua comunicação, como forma de potenciar o que de melhor o seu território tem para oferecer. São elas o turismo paleontológico, o turismo militar, o mar e a gastronomia de mar, os produtos da terra, “Pedro e Inês”, o turismo de natureza e de saúde e o turismo religioso.

Foi precisamente este estudo e a definição destas linhas orientadores, que tornou premente a atualização da imagem institucional, de forma adequar a estratégia municipal de turismo à comunicação.

Por outro lado, foi ainda destacado durante a apresentação o facto desta nova imagem permitir afirmar o território da Lourinhã como uma marca, com posicionamento estratégico nos mais variados campos e voltada essencialmente para a captação de turismo e investimento.
A presença em novos meios - digitais e multimédia – exigiu também ela marcas com características de design específicas, de forma a dar resposta às exigências atuais na área da comunicação.

Novo Logotipo

A Lourinhã assenta em atributos específicos ligados à terra, ao mar, às tradições, cultura e gastronomia. Sintetiza-se na autenticidade das suas tradições e comida, na riqueza da sua cultura, na biodiversidade dos seus recursos e na importância da sua história.

Os benefícios inerentes à visitação, na visão do turista ou visitante, elencam o contacto com a natureza, a hospitalidade, a tranquilidade, o conhecimento relativo à realidade paleontológica da região e ao património histórico e cultural.

Por conseguinte, entendeu-se que a representação visual deveria assentar em quatro eixos diferenciadores: Turismo Paleontológico, Turismo de Mar, Turismo Militar e Pedro & Inês. E é precisamente por esta ordem, representados por quatro símbolos diferentes, que os eixos surgem e fazem deste novo logotipo a marca Lourinhã.

Assinatura

O concelho demarca-se por uma oferta turística diversificada, com um património natural rico e um património cultural e histórico diferenciado, capaz de propiciar ao turista, ou visitante, uma fusão de experiências, como se tem vindo a evidenciar.

Pretende-se, por isso, comunicar a região como um todo, interligando os vários atributos. Os dinossauros irão permanecer uma forte ‘associação de imagem’, mas o objetivo será dar a conhecer aos visitantes e turistas as outras histórias e estórias da Lourinhã.

Qualquer um dos eixos considerados estratégicos para o desenvolvimento turístico - turismo paleontológico, turismo militar, mar e gastronomia de mar, Pedro & Inês, e abóbora, moinhos, azenhas, pão e aguardente, esconde uma viagem que perdura na mente de quem a explora. É essa viagem, e essas experiências, que a Lourinhã deve comunicar a quem a visita, ambiciona visitar, ou até mesmo de forma a suscitar a curiosidade em quem nunca visitou.

Nesta linha de pensamento, defende-se que o Município da Lourinhã representa a elevação dessas histórias, através da assinatura: “Pegadas Com História”.

Como apoio a esta nova assinatura, entende-se que pegada é o “vestígio que o pé deixa impresso no solo” pelo que não se trata apenas da pegada do Dinossauro, mas também a pegada de todos os que pisaram o solo da Lourinhã. Como exemplo temos a pegada dos homens da Pré-História, dos Iberos, dos Celtas, dos Fenícios, dos Gregos, dos Túrdulos, dos Cartagineses e dos Romanos. Temos as marcas deixadas pelos amores de Pedro e Inês. Temos os pés vincados na terra das tropas napoleónicas e das anglo-lusas, que calcorrearam a terra concelhia e que a mudaram. Temos também a pegada do pescador, do agricultor, do moleiro e do padeiro e de tantas outras profissões que caraterizam o município.

Temos ainda a pegada diária dos habitantes e dos visitantes da Lourinhã que marcam o território com a sua presença e a sua passagem e que ao fazê-lo ficam também eles marcados.

Este novo logotipo é assim a imagem de uma estratégia de promoção do território, já desenvolvida e em curso, e que ao longo de 2020 irá ser cada vez mais evidente para todos os lourinhanenses e para quem nos visita e procura, seja nas redes sociais, nos motores de busca ou no terreno. Novo ano, nova imagem, novos desafios!

Novo logotipo disponível para download no site municipal, através do separador "Município", clicando depois em "Município A Um Clique" e finalmente em "Logotipo".

O documento da Estratégia para o Turismo da Lourinhã 2019-2027 está desde já disponível aqui e será apresentado na íntegra ao longo do mês de janeiro.