OPL é finalista no Prémio de Boas Práticas de Participação

14-02-2017
OPL é finalista no Prémio de Boas Práticas de Participação
O Orçamento Participativo da Lourinhã (OPL) está na corrida ao Prémio de Boas Práticas de Participação (PBPP). Depois de ter alcançado um 4.º lugar na avaliação do júri, o projeto do Município da Lourinhã vai agora a votação pública, com os cinco projetos mais votados nesta primeira fase.
O Prémio de Boas Práticas de Participação é um incentivo à implementação, disseminação e valorização de práticas inovadoras de democracia participativa. Com este prémio pretende-se ainda reconhecer e valorizar instrumentos que apelem ao envolvimento dos cidadãos em toda a esfera da vida pública. Premeia-se assim:

- o envolvimento da população na elaboração, gestão, implementação e avaliação de políticas públicas;
- o fomento ao desenvolvimento dessas práticas;
- o incentivo a iniciativas capazes de reconstruir a confiança na democracia portuguesa, através da criação de espaços de partilha de poder entre a administração pública e os cidadãos;
- a construção de um historial de boas práticas de democracia participativa no país.

Os cinco projetos mais votados pelo júri do PBPP foram a Biblioteca Humana de Valongo, o Eco Parlamento de Guimarães, o Águeda Living Lab, o Orçamento Participativo da Lourinhã e o Orçamento Participativo da UF Massamá e Monte Abraão. Esta primeira fase tem um peso de 50% na decisão final, tal como a fase de votação pública, que irá decorrer em breve e será anunciada em todas as plataformas de comunicação do Município. Fique atento e ajude o OPL a alcançar o 1.º lugar do Prémio de Boas Práticas de Participação.