OesteCIM e Município da Lourinhã sensibilizam alunos do 4º ano para as alterações climáticas

02-12-2019
Duas centenas de alunos do 4º ano do 1º ciclo do concelho da Lourinhã, participaram hoje numa ação de promoção e sensibilização para a questão das alterações climáticas, promovida pela OesteCIM em articulação o Município da Lourinhã.

Realizada na AMAL, a iniciativa contou com a presença da Maria, rosto do combate às alterações climáticas e da Bang Bike (Bicicleta que através da projeção de imagens em movimento), no âmbito do Plano Intermunicipal de Adaptação das Alterações Climáticas do Oeste (Oeste PIAAC).

Até ao final do século na Região Oeste, podem vir a acontecer os seguintes cenários:
• Aumento da temperatura máxima em 1,9 graus a 3,8 graus
• Aumento da frequência das situações de seca (sem chuva)
• Aumento do número de noites com temperaturas tropicais
• Diminuição da precipitação anual (Chuva) em 17%
• Aumento do número de dias com precipitação intensa
• Aumento do número de dias com ondas de calor e maior probabilidade de incêndios
• Aumento da velocidade do vento e maior ocorrência de tempestades
• Aumento das áreas costeiras em risco de erosão
• Aumento do número e da intensidade das ondas que provocam derrocadas

Conhecer a realidade climática e a sua possível evolução, identificar os impactes atuais e futuros e avaliar as vulnerabilidades atuais e futuras às alterações climáticas do Oeste, aumentar a consciencialização dos atores regionais para as alterações climáticas, os seus problemas, desafios e oportunidades, são alguns dos objetivos deste Plano Intermunicipal.

O reconhecimento de que as alterações climáticas irão afetar o futuro do Oeste, das suas populações e das suas atividades, vai obrigar à revisão dos modelos de desenvolvimento económico, social e ambiental e à redefinição dos planos de ação nas áreas de intervenção:
• Agricultura e Florestas
• Biodiversidade e Paisagem
• Economia
• Energia
• Saúde humana
• Segurança de pessoas e bens
• Recursos hídricos
• Transportes e comunicações
• Zonas costeiras e mar
O concelho da Lourinhã terá nas áreas de intervenção as seguintes ações prioritárias:
Agricultura e Florestas