Passeio com História centrado nas Cruzes, Graças e Cruzeiros

10-07-2017
Passeio com História centrado nas Cruzes, Graças e Cruzeiros
As Cruzes, Graças e Cruzeiros de Reguengo Grande e Zambujeira do Mar deram o mote, no passado sábado - 8 de julho - a mais uma edição dos Passeios com História. Com a participação de cerca de três dezenas de pessoas, a iniciativa contou, uma vez mais, com a organização conjunta do Município e do Centro de Estudos Históricos da Lourinhã (CEHL).


A  visita foi guiada pelo CEHL e começou no Reguengo Grande, onde o itinerário teve início na velha capela do cemitério, seguindo-se o cruzeiro dos Centenários, a  capela nicho do Sr. dos Aflitos e o nicho de N.ª Sra. dos Caminhos. A rota terminou na igreja matriz de São Domingos. Para ajudar a contar a histórias associadas a estes relevantes elementos do património religioso edificado, a organização contou com o apoio de Maria João Inácio e Isabel Barros, da Junta de Freguesia, e com a colaboração de dois naturais da localidade e conhecedores das histórias a ela associadas - o sr. Augusto e a dª Julieta. 

Na Zambujeira do Mar, o roteiro teve início no adro da igreja consagrada a Nossa Sra das Dores, onde foi dada uma explicação sobre as origens do templo e acerca da iconografia associada. O passeio, que contou com o apoio de dois habitantes locais - o sr. José Correia e a dª Delfina -  englobou ainda o cruzeiro fronteiro, o coreto da localidade e o nicho de Nossa Senhora das Graças. 

Nesta iniciativa, o Município da Lourinhã e o CEHL contaram com o apoio da Junta de Freguesia do Reguengo Grande e da União de Freguesias da Lourinhã e Atalaia. 

  •   Menu acessível
  • Promotor Oeste Portugal
  •   Oeste CIM
  • Co-financiamento Compete
  •   QREN
  •   União Europeia
Powered by Powered by U-LINK
2006 - 2017 © Câmara Municipal da Lourinhã - Todos os Direitos Reservados.