Pela promoção da qualidade de vida: Jornadas da Saúde e do Bem-Estar até 15 de junho

14-05-2018
A Conferência “Sexualidade na 3.ª Idade” abre, a 15 de maio, a agenda de actividades das Jornadas de Saúde e do Bem-Estar, que se prolongam, durante um mês, até 15 de junho, em vários locais do concelho.

A organização é, uma vez mais, partilhada entre o Município e um conjunto alargado de parceiros que, através das JSBE, apostam claramente na saúde preventiva e na promoção da qualidade de vida dos lourinhanenses. Nesta edição, e a par do programa geral para a comunidade há ainda ações especialmente direcionadas para a população escolar e para os funcionários do Município da Lourinhã.

A agenda de acesso geral inclui novas e variadas iniciativas, pautadas pela qualidade e atualidade, reservando 19 tipos de rastreios, uma conferência, quatro apresentações de livros, duas ações lúdicas, oito sessões de terapia, seis iniciativas físicas, nove ações formativas, duas exposições, oito ações informativas e seis ações diversificadas. Em paralelo, a Rádio Clube da Lourinhã está a emitir nove entrevistas no âmbito da JSBE, estando igualmente reservada a publicação de um artigo sobre a temática no jornal Alvorada.

As JSBE tocam, entre outros, assuntos como a Sexualidade, Alimentação e Nutrição, Treino das Emoções (positivismo), Envelhecimento Ativo, Prática Física, Terapias Convencionais e Não Convencionais, Sensibilização para a Doença; Rastrear para Prevenir e Ação na Doença.

Entre outros objetivos, pretende-se sensibilizar os cidadãos para a adoção de atitudes preventivas relativamente às doenças, promover a importância de uma alimentação equilibrada, a literacia na saúde e valorizar a prática de atividade física para o bem-estar e qualidade de vida.

As muitas atividades que compõem a agenda são de caráter gratuito (à exceção do almoço vegetariano pedagógico) e decorrem em instituições e empresas que se associaram às jornadas, reforçando-se assim o sentido de responsabilidade partilhada na comunidade.

A AGENDA das JORNADAS DA SAÚDE está disponível no AQUI