Prémio Intermunicipal Diversidade Cultural distingue Associação Tá a Mexer

06-11-2018
Prémio Intermunicipal Diversidade Cultural distingue Associação Tá a Mexer
Os Municípios de Lourinhã, Óbidos e Torres Vedras, através dos seus Centros Locais de Apoio à Integração de Imigrantes - CLAIM - e no âmbito do Plano Intermunicipal para a Integração de Imigrantes, criaram o Prémio Intermunicipal Diversidade Cultural, que visa distinguir instituições que trabalhem com o objetivo de promover a diversidade cultural e o diálogo entre culturas. A cerimónia de entrega dos prémios decorreu no passado sábado, dia 3 de novembro, no auditório dos Paços do Concelho, em Torres Vedras.

Foram destacados os três melhores projetos a concurso, entre eles a associação lourinhanense Tá a Mexer, com o projeto Change4Europe, na categoria Desporto e Lazer.

A Associação de Jovens das Gaeiras, com o projeto “Cooltour Gaeiras”, venceu na categoria Artes e a Associação para a Universidade da Terceira Idade de Torres Vedras, com o projeto “Interculturalidade na AUTITV”, foi distinguida na categoria Educação e Cultura.

José Tomé, vereador da Câmara Municipal da Lourinhã na área da Intervenção Sociocultural e José Pereira, vereador da Intervenção Social da Câmara Municipal de Óbidos, juntaram-se a Carlos Bernardes, presidente da Câmara Municipal de Torres Vedras, para a entrega das várias distinções, que incluiam ainda um prémio monetários no valor de 500 euros para os vencedores das três categorias.

A cerimónia contou ainda com a presença de Pedro Calado, Alto Comissário para as Migrações e membro do júri deste concurso. Pedro Calado fez uma intervenção onde desconstruiu vários mitos que sustentam, muitas vezes, a violência física e psicológica contra migrantes.

A sessão foi encerrada por Ana Umbelino, vereadora do Desenvolvimento Social da Câmara Municipal de Torres Vedras.

O Prémio Intermunicipal Diversidade Cultural faz parte do Plano Intermunicipal para a Integração de Migrantes, desenvolvido pelos Municípios de Lourinhã, Óbidos e Torres Vedras e cofinanciado pelo Fundo para o Asilo, a Migrantes e Integração – FAMI.