Produtos Marca Lourinhã concorrem às “7 Maravilhas Doces de Portugal”

14-03-2019
Produtos Marca Lourinhã concorrem às “7 Maravilhas Doces de Portugal”
O Município da Lourinhã submeteu a inscrição de sete produtos com o selo Marca Lourinhã a mais uma edição do programa 7 Maravilhas de Portugal, promovido pela RTP, e que este ano é dedicado ao melhor que se faz na doçaria tradicional portuguesa.

Intitulado 7 Maravilhas Doces de Portugal, o programa e a sua organização destacam como fatores distintivos o produto endógeno, a marca da terra, a preservação da qualidade dos ingredientes, promovendo assim a capacidade que o país tem de inovar e de se reinventar nas suas tradições. Tendo como base estes critérios, estão inscritos a concurso:

- Pão-de-ló de Miragaia – categoria Doces de Território, produzido por Ana Luzia Ferreira

- Areias Brancas – categoria Bolo de Pastelaria, produzido por Casa das Areias Brancas

- Pastéis de Aguardente da Lourinhã – categoria Bolo de Pastelaria, produzido por Padaria Pastelaria Lourinius

- Broinhas de Abóbora – categoria Biscoitos e Bolos Secos, produzido por Eulália Ferreira / Abóbora& Maçã’S

- Pera Rocha do Oeste em Calda de Aguardente DOC Lourinhã – categoria Doces de Frutal e Mel, produzido por Frutomania, Ldª / Pêras & Companhia

- Doce de Abóbora – categoria Doces de Frutal e Mel, produzido por Casa de Doces e Licores da Thelma

- Bombom de Aguardente DOC Lourinhã – categoria Doces de Inovação, produzido por Doce Lourinhã

Catarina Furtado e José Carlos Malato voltam a ser os embaixadores do projeto, enquanto anfitriões das três Galas a emitir no prime time da RTP1 e na RTP Internacional. Este ano, o formato reinventa-se, com Grande Júri, eliminatórias distritais, duas semifinais e uma Grande Final a 7 de setembro.

A inscrição dos produtos Marca Lourinhã está agora sujeita a uma primeira avaliação do Painel de Especialistas, que vota para escolher os 21 doces de cada distrito ou região autónoma, num total nacional que pode atingir os 420 doces. A lista dos 21 candidatos por distrito é tornada pública entre março e abril de 2019. Depois de fixada esta lista, o Painel de Especialistas faz nova votação, para reduzir a seleção a 7 doces por distrito ou região autónoma, e serão esses os apresentados para votação do público, a partir de julho e ao longo de 10 semanas consecutivas, nos 20 programas em direto transmitidos pela RTP1.

Os sete doces do concelho da Lourinhã inscritos no concurso vão ainda estar em destaque nos próximos dias na Bolsa de Turismo de Lisboa (BTL), no stand dedicado no stand da OesteCim, onde se encontra um balcão dedicado exclusivamente ao território da Lourinhã durante todo o evento, que abre ao público em geral a partir de sexta-feira, às 17H00, prolongando-se até às 20H00 de domingo.

  •   Menu acessível
  • Promotor Oeste Portugal
  •   Oeste CIM
  • Co-financiamento Compete
  •   QREN
  •   União Europeia
Powered by Powered by U-LINK
2006 - 2019 © Câmara Municipal da Lourinhã - Todos os Direitos Reservados.