Programa Bandeira Azul 




O que é a Bandeira Azul?
É um certificado de qualidade ambiental que distingue o esforço de diversas entidades, no sentido da melhoria do ambiente marinho, costeiro, fluvial e lacustre e que implica o cumprimento de diversos critérios. Este galardão é válido somente durante uma época balnear e é voluntário, ou seja, cabe às entidades locais apresentarem ou não a candidatura.

Quem atribui a Bandeira Azul?
A Associação Bandeira Azul da Europa (ABAE), que é uma Organização Não Governamental de Ambiente (ONGA), sem fins lucrativos, dedicada à Educação para o Desenvolvimento Sustentável e à gestão e reconhecimento de boas práticas ambientais. Desde fevereiro de 2009, a ABAE passou a ser reconhecida como Organização Não Governamental para o Desenvolvimento (ONGD) tendo em conta o trabalho desenvolvido ao longo dos últimos anos, junto dos Países de Língua Oficial Portuguesa (PALOP). A ABAE faz parte da Fundação para a Educação Ambiental (FEE), a qual agrupa entidades internacionais. Em conjunto, essas entidades promovem atividades de sensibilização e educação para o Desenvolvimento Sustentável, em mais de 40 países.

Quais os Objetivos deste Programa?

Pretendem-se alcançar dois grandes objetivos:
• Aumentar o grau de consciencialização do público quanto aos problemas do litoral e o papel de cada um na sua resolução e minimização. Desta forma visa-se promover uma alteração de atitudes e comportamentos dos banhistas, população residente e flutuante, agentes económicos e sociais, decisores, etc., com vista a um maior respeito pelo ambiente litoral;
• Melhorar a qualidade do ambiente marinho e costeiro, resultante de uma participação ativa dos diversos intervenientes na região.

Quais os Requisitos para que uma Praia tenha Bandeira Azul?
Para que numa praia possa ser hasteada a Bandeira Azul, têm que ser cumpridos obrigatoriamente 27 critérios imperativos (I), 4 critérios guia (G) e 1 critério não aplicável (NA). Os critérios agrupam-se em quatro grandes grupos:
1. Informação e Educação Ambiental (6 critérios Imperativos);
2. Qualidade da Água (4 critérios Imperativos e 1 critério Guia);
3. Gestão Ambiental e Equipamentos (11 critérios Imperativos, 2 critérios Guia e 1 critério não aplicável);
4. Segurança e Serviços (6 critérios Imperativos e 1 critério Guia).

Na Época Balnear 2016, as praias da Areia Branca, Areal Sul e Porto Dinheiro foram distinguidas com este galardão.

Praia da Areia Branca                                                                                                           
       

Praia do Areal Sul            



Praia de Porto Dinheiro
 



Mais informações:
• Site da Associação Bandeira Azul da Europa 

 

  •   Menu acessível
  • Promotor Oeste Portugal
  •   Oeste CIM
  • Co-financiamento Compete
  •   QREN
  •   União Europeia
Powered by Powered by U-LINK
2006 - 2019 © Câmara Municipal da Lourinhã - Todos os Direitos Reservados.