Project_ART

A Câmara Municipal da Lourin, em parceria com a Escola de Serviços e Comércio do Oeste, desenvolveu uma intervenção piloto que visou a sensibilização e aprofundamento da abordagem artística na Comunidade Escolar, nomeadamente na Escola de Serviços e Comércio do Oeste (ESCO, Torres Vedras) e Escola E.B.2,3 de Ribamar (Lourinhã).

Este projeto partiu da constatação de que a Escola, enquanto espaço prioritário de intervenção junto do indivíduo como um ser globalizante, constitui um relevante veículo na sensibilização para a importância das artes no processo criativo, enquanto conjunto de áreas expressivas que estimulam o desenvolvimento do pensamento divergente e crítico. 

O facto da criatividade e da perceção estética caracterizarem um modo próprio de ordenar e dotar de significado a experiência humana constituiu a pedra basilar do Project_art.

A motivação para a realização deste projeto assentou em duas questões: será que a Arte incorpora em si características que fomentam as capacidades de expressão e comunicação? Qual o papel da Arte na promoção de um indivíduo mais autónomo, interdependente, consciente, crítico e interventivo na sociedade contemporânea?

Pretendeu-se com este trabalho a realização de atividades que promovessem o desenvolvimento e o reforço da sensibilidade, da perceção e da imaginação, seja através da concretização dos seus próprios produtos artísticos, como também apreciar e (re)conhecer os dos outros.

Para aceder a uma informação mais completa e aos resultados da aplicação de um questionário, aceda aqui ao relatório final deste projeto.

 

 

  •   Menu acessível
  • Promotor Oeste Portugal
  •   Oeste CIM
  • Co-financiamento Compete
  •   QREN
  •   União Europeia
Powered by Powered by U-LINK
2006 - 2019 © Câmara Municipal da Lourinhã - Todos os Direitos Reservados.