Rancho Folclórico Etnográfico "O Clibotas"

A ideia de formar um rancho folclórico na Misericórdia partiu de dois irmãos, Licínio e Mónica Assunção, em setembro de 2005, no decorrer dos festejos em honra de Nossa Senhora da Misericórdia.

 

Sob proposta de ambos, a questão foi debatida pela Liga de Amigos do Santuário de Nossa Senhora da Misericórdia no dia 4 de novembro do mesmo ano, tendo ficado decidida a formação do Rancho, que teria como meta divulgar os usos, costumes e trajes de outros tempos.

 

Após terem sido convidados alguns elementos para integrarem o Rancho, realizou-se o primeiro ensaio no dia 11 de novembro, coordenado pelo ensaiador Licínio Assunção.

 

Paralelamente, procedeu-se à recolha de músicas e letras que têm como temáticas comuns as tarefas do campo e as romarias. Ficam aqui alguns exemplos: Viras, Verde-gaio, Corridinhos, Fadinhos, Enleio, Carreirinhas, Contra Danças, Passe Kat, Ceifeiras, Homenagem à Nossa Terra, Oração a Nossa Senhora da Misericórdia, Burrinhas, Vindimeiras e Fandango.

 

Um ano após ter sido idealizada a sua formação, o Rancho Folclórico Etnográfico Clibotas realizou a sua primeira atuação no dia 10 de setembro, no decorrer da festa em honra de Nossa Senhora da Misericórdia.

De referir que o nome desta formação - Clibotas - é uma homenagem a Nicolau Botas, a quem, em 1182, e de acordo com a Lenda, terá aparecido Nossa Senhora, no local onde hoje surge a ermida da Misericórdia.

Contacto
Tel: 914075702

 

 

 

  •   Menu acessível
  • Promotor Oeste Portugal
  •   Oeste CIM
  • Co-financiamento Compete
  •   QREN
  •   União Europeia
Powered by Powered by U-LINK
2006 - 2019 © Câmara Municipal da Lourinhã - Todos os Direitos Reservados.