Rancho Folclórico "Os Pescadores de Ribamar"

Morada:
Rua Manuel Filipe da Fonseca, nº 1
2530 Ribamar LNH

As raízes deste Rancho remontam a 1949 - ano em que há memória da primeira atuação de um grupo de folclore de Ribamar. O seu nome tem origem na atividade de maiores tradições desta localidade: a Pesca, que ainda hoje sustenta um grande número de famílias desta vila.

O Rancho foi, no entanto, fundado no ano de 1980 por ocasião do lançamento da primeira pedra das instalações do que é hoje o Centro Social e Cultural de Ribamar. É pois uma secção desta Instituição. Canta e dança a maior parte do reportório, que há mais de 50 anos se dançava e cantava nesta região nas tardes de domingo.


"Os Pescadores de Ribamar" são um grupo de folclore que recorda as gentes da vida do mar, mas também aquelas que trabalhavam a terra.

Procura representar, por onde anda e atua, o concelho da Lourinhã e particularmente a Freguesia de Ribamar.

Tem-se empenhado ao longo dos anos na recolha de trajes, danças, cantares e costumes mais remotos.

Foi constituído durante a maior parte da sua existência por um grupo infantil e outro adulto. O rancho infantil acabou por desaparecer há poucos anos.

A atual direção deste rancho tem elaborado um esforço para "ressuscitá-lo", estando inclusivamente neste momento a ensinar um grupo com uma média de idade situada nos seis anos que acompanha o rancho em algumas das suas atuações.

De salientar também alguns pontos específicos que este grupo tem procurado implementar, sempre no objetivo da difusão da cultura e do convívio dos seus membros: encenações de teatro; recriação das noites da desfolhada; cantar das janeiras etc. ...

Editou o seu 1º e único disco e cassete no ano de 1986. Está presente com algumas músicas no CD intitulado "Sons de terra e de Mar" editado pela Câmara Municipal da Lourinhã datado de 2000.

Os trajes do rancho são diversificados e retratam várias atividades e classes socais.

De destacar o esforço que este rancho tem feito, ao longo dos seus vinte anos de existência, em não se deixar acabar.

A sua persistência tem feito com que o abandono de alguns elementos, por razões de ordem vária, se transforme numa abertura a todos os que queiram aprender a dançar e valorizar as tradições mais antigas.

Assim se tem mantido vivo e aceso por vários pontos do nosso país onde tem atuado, nomeadamente nos mais diversificados festivais de folclore, que todos os anos acontecem em Portugal.

Contactos

Telefone: 261413544

Fax: 261413544

Telemóvel: 912282557 ou 919968225

 

 
  •   Menu acessível
  • Promotor Oeste Portugal
  •   Oeste CIM
  • Co-financiamento Compete
  •   QREN
  •   União Europeia
Powered by Powered by U-LINK
2006 - 2018 © Câmara Municipal da Lourinhã - Todos os Direitos Reservados.