Reabilitação integral do antigo edifício sede do município da Lourinhã

13-11-2020
Reabilitação integral do antigo edifício sede do município da Lourinhã
[+] Fotos
A 28 de outubro, o município iniciou a reabilitação integral do antigo edifício sede do município da Lourinhã, obra que se prevê durar 12 meses e que tem o custo previsto em contrato de 293.950,00 € (duzentos e noventa e três mil, novecentos e cinquenta Euros) sujeito a IVA de 6%.

Este edifício, propriedade do município, localiza-se no centro da vila, na Praça Marquês de Pombal e enquadra-se na estratégia municipal de revitalização e renovação do núcleo histórico. A intervenção visa, sobretudo, dois objetivos principais:

1. A reabilitação do edifício existente, de modo a corrigir as patologias identificadas;
2. A reformulação dos espaços interiores.

A obra de requalificação/beneficiação enquadra-se no Plano de Regeneração Urbana da Lourinhã (PARU), operação E3.P4 – Reabilitação do Antigo Edifício Sede do Município.
A proposta apresentada em Projeto de Execução pretende respeitar as características do edifício existente, valorizando todas as caraterísticas arquitetónicas do edifício e todos os elementos, quer interiores quer de fachada, que serão recuperados e mantidos, correspondendo grande parte da intervenção às obras de beneficiação/substituição de vãos exteriores por alumínio com melhores condições térmicas e acústicas respeitando a imagem existentes.
A cobertura será substituída na íntegra e haverá correção de anomalias/patologias verificadas na totalidade do edifício, especialmente nas paredes, pavimentos e tetos.

Foi também objeto deste processo a adaptação do edifício a pessoas com mobilidade condicionada, visto ser um equipamento utilizado pela população em geral. Esta intervenção em particular implicou a integração de uma plataforma elevatória que estabelecesse a relação entre os 3 pisos do edifício, bem como a introdução de uma unidade de instalações sanitárias acessíveis, equipadas com mecanismo de alarme, loiças sanitárias adequadas e área que permita dar cumprimento ao disposto no Decreto-Lei nº163/2006.

A utilização do edifício encontra-se afeta a serviços e este uso pretende manter-se sendo que haverá alteração aos que ali foram prestados, prevendo-se a instalação de um Núcleo de Desenvolvimento Económico Local, um Núcleo de Inserção Profissional, um Núcleo de Apoio ao Empresário Local e um Núcleo da Start Up, com o objetivo de melhor servir todos aqueles que recorrem a estes serviços.

  •   Menu acessível
  • Promotor Oeste Portugal
  •   Oeste CIM
  • Co-financiamento Compete
  •   QREN
  •   União Europeia
Powered by Powered by U-LINK
2006 - 2020 © Câmara Municipal da Lourinhã - Todos os Direitos Reservados.