Recolha de OAU no concelho da Lourinhã atinge as 8 toneladas em 2019

10-02-2020
Recolha de OAU no concelho da Lourinhã atinge as 8 toneladas em 2019
A recolha de Óleos Alimentares Usados (OAU) no concelho da Lourinhã atingiu, em 2019, as 8 toneladas.

Os resultados foram surpreendendo a cada trimestre do ano passado, refletindo as políticas ambientais do Município da Lourinhã, que reforçou no 2.º trimestre de 2019 a presença de oleões em todo o concelho, atingindo um total de 34 coletores.

Ao colocar os OAU nos oleões evitamos as obstruções nas tubagens e canalizações e a possível contaminação dos solos e da água, nomeadamente através de descargas nos sistemas de drenagem municipal. A reutilização de OAU pode servir para, por exemplo, produzir biodiesel e sabões.

Antes de serem colocados no oleão, estes resíduos líquidos, que não devem ter restos de comida ou outro tipo de líquidos, devem ser acondicionados em garrafas ou garrafões – até 6 litros - de plástico e bem fechados. Não podem ser depositados óleos de motores, transmissões ou de lubrificação, pois estes resíduos impedem a valorização dos óleos alimentares.

O Município da Lourinhã agradece a todos os munícipes que contribuíram para que as recolhas de OAU ao longo do ano passado atingissem as 8 toneladas e relembra assim a importância de dar continuidade a este trabalho conjunto, desafiando todos a aumentar este número ao longo de 2020.

Consulte aqui a localização dos oleões espalhados por todo o território do concelho da Lourinhã, numa parceria com a empresa Hardlevel.