Apresentação da edição 2017/2018 do programa Ecovalor

09-11-2017
Apresentação da edição 2017/2018 do programa Ecovalor
Foi hoje apresentada, no Salão Nobre dos Paços do Município, a edição 2017/2018 do programa Ecovalor da Valorsul, com a revelação de dados muito positivos sobre a prestação da Lourinhã, na edição anterior.

O nosso concelho alcançou o primeiro lugar no concurso "No Azul é que está a Dar", com o maior volume de papel reciclado, de entre as escolas de nove autarquias participantes. Já no concurso "No Amarelo é que está a Dar" surpreendeu com um honroso 5.º lugar, de entre os estabelecimentos de educação e ensino de 19 municípios.

Na edição 2017/2018, o Município mantém a coordenação concelhia do programa, tendo convidado a participarem as escolas do concelho e , pela primeira vez, associações e instituições particulares de solidariedade social (ipss), naquele que é um desafio coletivo e comunitário de reciclagem.

Iniciado o período de inscrições, as escolas e instituições podem manifestar o interesse em participar até ao dia 15 de dezembro,  através dos contactos: ambiente@cm-lourinha.pt ou 2611410129.

As recolhas decorrem entre janeiro e maio do próximo ano, pretendendo-se o envolvimento de toda a comunidade, em torno do objetivo comum da separação de resíduos, enquanto processo que contribui para um melhor ambiente.

No desafio de reciclagem de papel “No Azul é que está a dar!”, é atribuído um valor monetário de 30 Euros por cada tonelada recolhida pelas escolas e instituições participantes. No caso específico das escolas, a vencedora (apurada de entre as participantes do concelho) vai receber 100 Euros por tonelada e a segunda classificada 50 Euros por tonelada.

Já no concurso do plástico e metal “No Amarelo é que está a dar!”, as escolas e instituições participantes recebem 0,50 Euros por cada saco de embalagens cheio (com uma recolha mínima de 70 sacos). No âmbito escolar, foi definido a atribuição do montante de 2 Euros por saco para o estabelecimento participante que separar mais embalagens e o valor de 1 Euro para a escola que ficar em segundo lugar.

Durante a sessão, conduzida pela técnica da Valorsul, Sofia Mota, o vereador João Serra deu as boas vindas aos representante de escolas e entidades presentes, reiterando o empenho do Município em contribuir para o aumento de resíduos recicláveis.

Por sua vez, Sofia Mota deu a conhecer a edição 2017/2018 do Ecovalor, revelando as várias dimensões deste programa, com um forte pendor de sensibilização ambiental. A par dos concursos de reciclagem de papel e de embalagens, a edição deste ano do programa Ecovalor contempla ainda a realização de ações informativas e de sensibilização junto do público escolar, bem como visitas guiadas às instalações da Valorsul.