Centro Local de Apoio à Integração de Imigrantes


“Eu não sou eu nem sou o outro,
Sou qualquer coisa de intermédio.”
Mário de Sá Carneiro


O Centro Local de Apoio à Integração de Imigrantes da Lourinhã é um gabinete de acolhimento, informação e apoio descentralizado, com ligação ao Centro Nacional de Apoio ao Imigrante - CNAI, que visa ajudar a responder às necessidades que se colocam aos cidadãos imigrantes, nas áreas:


- Regularização da situação migratória; Nacionalidade; Reagrupamento Familiar; Habitação; Trabalho; Segurança Social; Retorno Voluntário; Saúde; Educação; Formação Profissional; Empreendedorismo; Apoio ao Associativismo; Outras.

Para além de manter um serviço habitual, espaço de atendimento e encaminhamento do cidadão migrante, o CLAII alargou o seu âmbito de ação a fim de disseminar a ideia da riqueza da interculturalidade e de promover uma cultura de integração por proximidade.

Dinamizam-se ações que estimulam o respeito pela diversidade cultural, promovendo o diálogo intercultural como instrumento de auxílio aos cidadãos na aquisição de conhecimentos e aptidões, que lhes permitam compreender um ambiente mais aberto e mais complexo.

Pretende-se a criação de parcerias estratégicas com as escolas consideradas um setting prioritário de intervenção junto dos indivíduos.

O CLAII da Lourinhã tem vindo a desenvolver um conjunto de ações, financiadas pelo Fundo Europeu para a Integração de Nacionais de Países Terceiros (FEINPT) ora de uma forma autónoma ora em parceria com o CLAII de Torres Vedras.

2011 – Feira do Livro/ Festa do Conto
Aceda ao Guia Pedagógico-artístico de promoção de interculturalidade

2013 – Projeto ANEMOI (em parceria com o CLAII de Torres Vedras)
Aceda ao Guia dos Direitos e Deveres do Trabalhador Imigrante

2013 – Projeto ANEMOI I
 
2013 – Projeto ANEMOI II – "Contos de Tantos Cantos” Parceria com o Município de Torres Vedras – Projeto FEINPT.  Edição de livro de contos para a promoção da interculturalidade. Caso esteja interessado/a na edição (limitada), em formato de papel, é favor contactar o nosso serviço.

Plano Intermunicipal para a Integração de Imigrantes (PII) 

No âmbito do cofinanciamento pelo Fundo Europeu para a integração de Nacionais de Países Terceiros (FEINPT), foi desenhado um Plano lntermunicipal para a Integração de Imigrantes (Plll) residentes nos concelhos de Lourinhã, Óbidos e Torres Vedras, constituindo-se como o primeiro instrumento de planeamento, de âmbito supramunicipal, em matéria de acolhimento e integração da população imigrante, com particular destaque para a população com origem em países terceiros (não UE), envolvendo os três municípios.

Este documento, para além de identificar dinâmicas socioeconómicas dos três territórios, enumera problemas e necessidades específicas da população imigrante e identifica os recursos atualmente disponíveis, integrando as dimensões estratégicas e operacionais, em função do diagnóstico, para o horizonte temporal 2015-2017.
 


Contactos úteis
Aceda a alguns contactos úteis.
 
 
ATENDIMENTO NO ÂMBITO DO CLAII

Edifício dos Paços do Município
Gabinete de Atendimento, R/C
Praça José Máximo da Costa
Tel: 261 410186 / 261 410182
Atendimento: quinta-feira, das 10h00 às 12h30 e das 14h30 às 17h00 


  •   Menu acessível
  • Promotor Oeste Portugal
  •   Oeste CIM
  • Co-financiamento Compete
  •   QREN
  •   União Europeia
Powered by Powered by U-LINK
2006 - 2017 © Câmara Municipal da Lourinhã - Todos os Direitos Reservados.