Cultura e Juventude

O Serviço de Cultura e Juventude norteia a sua estratégia pela dinamização duma programação cultural diversificada e diferenciada, de forma a valorizar o reconhecimento da cultura nas suas mais diversas manifestações artísticas.

A perspetiva assumida é a de promover uma política cultural pública, preferencialmente relacionada com a identidade, pertença e a responsabilidade civil, em consonância com a observação do contexto social em que a mesma se desenvolve.

Um dos princípios basilares é, precisamente, estimular, apoiar e implementar ações coerentes, que favoreçam a democratização cultural, entendida na sua mais ampla pluralidade, tendo sempre como pressuposto a rentabilização dos recursos existentes, bem como uma gestão orçamental responsável.

Constitui-se como objetivo, que as políticas culturais municipais, para além de apresentarem artistas, obras, livros, filmes, projetos de educação estética, ou outros, sejam políticas de valores e de cidadania, capazes de contribuir para a memória coletiva e para o desenvolvimento territorial de uma forma integrada.

Mais concretamente no âmbito da juventude, estádio fértil para a germinação de atitudes e ações de cidadania responsável, pretende-se mobilizar os jovens a participar em todos os domínios da vida social, procurando dar visibilidade aos seus projetos, quer se apresentem coletiva, ou individualmente.

Porque as políticas culturais e de juventude se querem pensadas numa linha de intervenção estratégica, as suas ações deverão integrar os seguintes objetivos:

1. Fidelizar e seduzir novos públicos;
 
2. Estimular a criatividade e sensibilidade estética e ética da população juvenil e da comunidade em geral;
 
3. Promover a interculturalidade através das artes;
 
4. Promover, preservar e valorizar o património cultural, material e imaterial do concelho;
 
5. Apoiar a ação dos agentes culturais do município, incentivando o associativismo;

6. Dar visibilidade aos projetos promovidos por jovens, de forma individual, ou em grupos, formais ou informais;
 
7. Estimular a participação cívica das crianças e dos jovens, enquanto futuros cidadãos ativos.
 
 
Cultura e Juventude
Edifício dos Paços do Município
Praça José Máximo da Costa

2534 - 500 Lourinhã
Tel: 261410111 (Cultura)
Fax: 261410108
E-mail: geral@cm-lourinha.pt

No caso de pretender formalizar o seu pedido ou exposição através de email deverá utilizar o seguinte endereço geral@cm-lourinha.pt, e indicar no corpo do seu email a seguinte informação: Nome completo ou designação da entidade; Morada de residência ou sede; N.º de identificação Fiscal.



 

  •   Menu acessível
  • Promotor Oeste Portugal
  •   Oeste CIM
  • Co-financiamento Compete
  •   QREN
  •   União Europeia
Powered by Powered by U-LINK
2006 - 2017 © Câmara Municipal da Lourinhã - Todos os Direitos Reservados.