N
os últimos anos o Município tem vindo a melhorar as condições físicas dos estabelecimentos de educação e ensino com a construção de polos escolares, naturalmente propiciadoras da aprendizagem de crianças e jovens que os frequentam.

Para o ano 2017 pretende o executivo municipal arrancar com o processo de 
requalificação e ampliação da Escola Básica do Seixal, Escola Básica da Cabeça Gorda e Escola Básica da Marquiteira e ainda a concretização das obras da Escola Básica do Vimeiro e Escola Básica dos 2º e 3º ciclos da Lourinhã.

A política e ação educativa do município extravasa largamente as suas competências decorrentes das atribuições legais, exemplo disso, as medidas de apoio às famílias, com o desenvolvimento de atividades de complemento do currículo, com o enriquecimento do período em que as crianças permanecem na escola para além dos tempos letivos. Ainda assim, será atribuída a cada criança da educação pré-escolar e 1º ciclo uma verba, no sentido de promover e apoiar ações que contribuem para a melhoria da prática educativa.

A assunção de novas competências pelo Município, resulta do trabalho estreito com os agrupamentos de escolas e com a comunidade educativa, e da sensibilidade e responsabilidade social que o município detém por esta matéria.

Concluído que está o processo de revisão da Carta Educativa do concelho, e sendo o insucesso escolar e a desigualdade de acesso ao ensino, indicadores que em muito preocupam este Município, os desafios que se colocam, carecem de um investimento de uma ação concertada e estratégica de promoção de sucesso escolar entre os agrupamentos de escolas e o Município. Neste sentido, a Câmara Municipal tem inscrito no Pacto para o Desenvolvimento e Coesão Territorial da Região do Oeste o “Programa Aluno ao Centro-Lourinhã”, celebrado no dia 31 de agosto de 2015, pela Comunidade Intermunicipal do Oeste, o qual pretende implementar “Medidas educativas orientadas para a promoção da inclusão, do sucesso educativo e para a prevenção do abandono escolar” e um plano intermunicipal – “Plano Integrado e Inovador de Combate ao Insucesso Escolar da Região Oeste” - que corresponde ao elemento integrador das diferentes metodologias aplicadas pelos doze municípios tendo em conta as dinâmicas diferenciadas destes territórios na área da educação.

São objetivos do “Programa Aluno ao Centro-Lourinhã”, entre outros, o de aumentar as intervenções que, de forma integrada e articulada, favoreçam as condições para o reforço da igualdade no acesso ao ensino, a melhoria do sucesso educativo dos alunos e o reforço da qualidade e eficiência do sistema de educação, consubstanciados no âmbito do Projeto Educativo Estratégico Municipal. No âmbito deste projeto, foi contratada uma empresa especializada para desenvolver e monitorizar o programa, tendo sido criado um grupo de trabalho constituído por técnicos da Coordenação de Educação e representantes da Direção dos Agrupamentos Escolas, para a adequada implementação e acompanhamento dos trabalhos.

Considerando que a educação e formação constituem uma componente evidente de capital humano que contribui indubitavelmente para o incremento de uma sociedade competitiva e capaz de responder às constantes mudanças e desafios que a própria sociedade impõe, este Município pretende apoiar teses de mestrado e doutoramento de interesse e relevância para o desenvolvimento do concelho.

Os Projetos “Escola Saudável”, “Partilha de Saberes”, “Fruta Escolar”, “Rastreios Visuais e Auditivos”, “Colónias de Férias”, “Cursos Socioeducativos - Educação e
Formação de Adultos” e “Projeto + Contigo”, são ainda exemplos de ações que o município pretende dar continuidade, bem como aquelas inseridas no âmbito da ação social escolar.



Contactos:

Coordenação de Educação

Edifício dos Paços do Concelho – Piso 0

Praça José Máximo da Costa

2534-500 Lourinhã

Tel: 261410135

Fax: 261410108

E-mail: educacao@cm-lourinha.pt

 

Atendimento

Horário de atendimento:
Segunda e sexta-feira: das 10h00 às 12h00

Quarta-feira: das 14h30 às 16h30

Local: Sala de Reuniões Piso 0

  •   Menu acessível
  • Promotor Oeste Portugal
  •   Oeste CIM
  • Co-financiamento Compete
  •   QREN
  •   União Europeia
Powered by Powered by U-LINK
2006 - 2017 © Câmara Municipal da Lourinhã - Todos os Direitos Reservados