EELo (Programa Estratégico Educativo da Lourinhã)

O Município da Lourinhã lançou à comunidade o desafio de colaborar na construção do programa EELo (Programa Estratégico Educativo da Lourinhã), que prevê estabelecer uma matriz orientadora da intervenção municipal no domínio da educação.

Tendo em vista a partilha de experiências e a participação ativa de todos os agentes da comunidade educativa concelhia, a comunidade foi convidada a participar numa sessão de trabalho colaborativa para pensar a estratégia educativa concelhia e desenhar propostas de iniciativas inovadoras que possam vir a ser implementadas nos próximos anos, com base no seguinte conjunto de competências-chave:

1. Saber científico/técnico, comunicação e autonomia
2. Pensamento crítico e criativo, raciocínio e resolução de problemas
3. Desenvolvimento pessoal e relacionamento interpessoal
4. Saúde, bem-estar, consciência e domínio do corpo
5. Sensibilidade estética e artística
6. Consciência ambiental e sustentabilidade

No seguimento desta sessão, amplamente participada, surgiu ainda um inquérito online, que está disponível até ao dia 11 de novembro de 2019.

“Se quiser ir rápido, vá sozinho. Se quiser ir longe, vá acompanhado” - Provérbio Africano

Este é o princípio da construção da estratégica educativa da Lourinhã - fazer de todos para todos e com todos. Aproveitando as oportunidades que as novas tecnologias e equipamentos permitem no envolvimento e promoção de uma cidadania mais ativa, pretendemos, numa primeira fase, auscultar o maior número de cidadãos da nossa comunidade, no sentido de recolher ideias e opiniões sobre o que deve ser a intervenção do Município da Lourinhã na preparação dos seus cidadãos no e para o séc. XXI. Da expectativa, dos desejos, das necessidades mostradas pela comunidade, pretendemos implementar uma estratégia municipal que prepare os nossos cidadãos para os desafios da globalização, da inovação tecnológica e das alterações climáticas alicerçado no “perfil do aluno para o sec. XXI” e das “competências essenciais para a aprendizagem ao longo da vida”.

Nesta fase de auscultação da comunidade, disponibilizamos um questionário, para que possa contribuir de forma ativa. Clique aqui para aceder:

Os seus contributos são fundamentais para o desenvolvimento de um bom trabalho!

Oportunamente serão apresentados e discutidos os projetos apresentados, pelo que, tendo interesse em participar neste processo, deve fazer chegar a sua inscrição (obrigatória) através do e-mail educacao@cm-lourinha.pt.
  •   Menu acessível
  • Promotor Oeste Portugal
  •   Oeste CIM
  • Co-financiamento Compete
  •   QREN
  •   União Europeia
Powered by Powered by U-LINK
2006 - 2019 © Câmara Municipal da Lourinhã - Todos os Direitos Reservados