Agenda de Eventos

Eventos Culturais

Exposição "Traços" | Fórum Social Intermunicipal - Saúde Mental

Imagem do Evento

De terça-feira a sábado, das 10H30 às 16H30

Abre ao público no dia 28 de setembro, na Galeria Municipal, a exposição “Traços”, integrada na programação do IV Fórum Social Intermunicipal - Lourinhã / Torres Vedras. Este é um projeto de arte desenvolvido com idosos através de workshops de fotografia, pintura e áudio. O projeto reflete a vida através das mãos e transmite experiências valiosas para a humanidade contemporânea.

Mãos são marcadas por traços que revelam a nossa fragilidade, experiências de vida e divulgam a nossa idade. Elas são uma das ferramentas mais importantes que temos para transmitir os nossos pensamentos, trabalho, amor, obrigações, dor e muito mais…

“Traços” é o autorretrato das mãos, que mostra a capacidade de aprender e criar, independentemente da idade de cada um. O projeto partilha a riqueza das histórias, tanto visual como em áudio, cruzando traços entre o passado e o presente.

Marian van der Zwaan, mentora deste projeto, nasceu em 1971 em Roterdão, na Holanda. Estudou na Faculdade aberta das Belas Artes em Haia/Holanda 1997/2001 e vive em Portugal desde 1989. Atualmente reside em Torres Vedras.

As suas instalações de arte são, predominantemente, projetos sem fins lucrativos, baseados em questões sociais, discriminação de género e grupos étnicos. Expõe as suas obras e instalações em espaços públicos para levar a sua mensagem ao grande público.

Durante a fase de conceção, Marian viaja para os lugares e interage com as comunidades locais debatendo os problemas e os seus impactos locais. Ela tem colaborado com escolas, instituições, centros atendimento, governos, forças especiais da polícia, entre outros, aparecendo ela mesma na compreensão da dinâmica e questões relacionadas com o assunto, a nível local.

Marian trabalhou com várias entidades internacionais como as Nações Unidas, Amnistia Internacional, Governos, IOM e ao projecto, “HHP”, foi atribuído o estatuto Patronage da UNESCO.

Ao longo da sua carreira expôs em África, América Latina, EUA e Europa. No dia 9 de outubro a artista estará presente no Fórum Intermunicipal para fazer uma visita guiada à exposição e falar mais acerca deste trabalho, a partir das 18H00.


Local: Galeria Municipal da Lourinhã


 


Datas de Realização

27-09-2019 a 12-10-2019
  •   Menu acessível
  • Promotor Oeste Portugal
  •   Oeste CIM
  • Co-financiamento Compete
  •   QREN
  •   União Europeia
Powered by Powered by U-LINK
2006 - 2019 © Câmara Municipal da Lourinhã - Todos os Direitos Reservados.